Os módulos full-screen da DAH Solar têm conquistado cada vez mais espaço em projetos de energia solar no Brasil. Com tecnologia patenteada em mais de 20 países, tais painéis são ideais tanto para uso em telhados quanto em sistemas fotovoltaicos integrados à arquitetura (BIPV).
A expansão no mercado brasileiro é acompanhada por uma rede crescente de distribuidores – que importaram esses módulos nos últimos 12 meses – como BelEnergy, Bold Energy, CorSolar, Dynamis Importadora, Esfera Solar, Foco Energia, Força e Luz, Helte, JNG, Jolisolar, Maxsul, Sky Solar, Solmais, Trial e TVin Solar.
Essa ampla disponibilidade favorece a procura e permite que mais consumidores adotem uma solução que conta com diversas vantagens, como a sua capacidade de autolimpeza. Graças ao design sem moldura visível na parte frontal, os módulos evitam o acúmulo de sujeira, o que reduz tanto o risco de hot-spots quanto os custos de manutenção com limpeza.
Além disso, os painéis têm contribuído para o aumento na geração de energia para consumidores em todo o país. Em Dourados (MS), por exemplo, um cliente residencial que instalou o sistema com painéis full-screen experimentou um aumento de 10% na geração de energia.
Segundo Germano Caires, engenheiro e proprietário da Evo Brasil Energia, empresa responsável pelo projeto, essa tecnologia impacta diretamente a eficiência da planta. “Com o não acúmulo de poeira nas bordas após chuva, é nítido perceber que a usina vem tendo um aumento na performance”, destacou.
Demais cases
A Fazenda Bom Retiro, localizada em Pirassununga, interior de São Paulo, também utilizou a tecnologia full-screen da DAH Solar. Em operação desde fevereiro deste ano, a usina, projetada pela Turin Energia e executada pela EPCista Reserva Energia, possui 3,3 MW de potência instalada e ocupa uma área de cinco hectares.
O empreendimento fotovoltaico possui 5,78 mil painéis solares full-screen e 10 inversores de 250 kVA, fornecidos pela Port Trade Energy. No total, foram investidos R$ 11 milhões no projeto.
De acordo com as empresas, os créditos gerados são descontados na conta de luz dos 78 locatários da Aces (Associação de Consumidores de Energia Sustentável). Com isso, os usuários do serviço, a maioria de condomínios, já tiveram uma redução de 10% nos gastos com a tarifa de energia.
Solar Unit: microinversor e módulo full-screen
Entre os produtos de destaque da fabricante está ainda o Solar Unit, sistema que integra microinversor e módulos full-screen. A placa foi desenvolvida com célula de 3 cortes, ou seja, tem-se uma redução em 3x na corrente de operação da célula e consequentemente do painel.
Ter uma redução na corrente implica diretamente na relação com a temperatura de operação dos equipamentos, tanto do micro quanto do módulo, fazendo com que ambos operem em temperaturas mais baixas e tenham menores índices de perdas ao longo da vida útil do sistema, e isso se reverte na maior produção de energia. O microinversor SolarUnit possui 97,55% de eficiência máxima, uma das maiores do mercado MLPE.
Ainda sobre o microinversor do SolarUnit, trata-se de um equipamento com diversas características específicas, como o design acoplado ao módulo, a operação considerando dois ou 3 painéis em série e também a tecnologia nos seus semicondutores, onde utiliza o Nitreto de Gálio, sendo considerada a 3º geração de semicondutores.
Inclusive, na comparação com módulos fotovoltaicos convencionais, o Solar Unit proporcionou um aumento na geração de 9,8% por cada kWp. Hugo Moreira, gerente técnico da DAH Solar, produziu um artigo explicando detalhadamente as vantagens que essa solução proporciona. Clique aqui e confira.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].