Registro de painel solar da TSUN Power é reativado pelo Inmetro

Reativação permite que módulo bifacial de 570W da fabricante volte a ser comercializado normalmente em todo o Brasil
Registro de painel solar da TSun Power é reativado após suspensão do Inmetro
Foto: TSUN Power/Site/Reprodução

Em comunicado divulgado ao mercado nesta sexta-feira (28) a TSUN Power anunciou que o registro do seu módulo fotovoltaico bifacial de 570W foi reativado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e que o produto já está novamente disponível para comercialização em todo o Brasil. 

Confira a nota da empresa abaixo:

Informamos a todos os nossos parceiros que o registro do módulo 570W bifacial foi reativado e que o produto está novamente disponível para comercialização em todo o território nacional.

A suspensão temporária do registro do módulo 570W bifacial, sob número 016452/2024, ocorreu nos últimos dias, sem que tivéssemos recebido qualquer notificação prévia por parte do órgão regulador responsável.

Diante desse fato, buscamos esclarecimentos reiteradas vezes, solicitando a apresentação do processo administrativo referente à suspensão. No entanto, até o momento, não recebemos qualquer manifestação oficial a respeito.

Ressaltamos que ainda desconhecemos os motivos que levaram à suspensão temporária do registro. A decisão foi uma surpresa para nós, especialmente porque não houve qualquer notificação sobre a coleta para testes, tampouco recebemos algum laudo que indicasse irregularidades.

Seguimos no aguardo de maiores esclarecimentos por parte do órgão regulador responsável. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade de nossos produtos e serviços.

INMETRO suspende certificação de módulos fotovoltaicos comercializados no Brasil

O que diz o Inmetro?

Procurada pela reportagem do Canal Solar, o Inmetro, por meio da Dconf (Diretoria de Avaliação da Conformidade), esclareceu que “apenas um dos registros da TSUN Power foi reativado”. 

O órgão explicou que isso ocorreu porque esse registro não pertence à mesma família dos dois modelos que foram analisados anteriormente. “A reativação foi possível porque se trata de uma tecnologia distinta, que não foi objeto dos ensaios realizados em laboratório acreditado pelo Inmetro para os outros modelos”. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.