19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Relatório aponta recorde de crescimento global de instalações em 2019

Está previsto um aumento de 114,5 GW na capacidade de geração de energia fotovoltaica global

Autor: 30 de julho de 2019outubro 1st, 2020Mundo
Relatório aponta recorde de crescimento global de instalações em 2019

A empresa de pesquisa Wood Mackenzie divulgou na data de 25/07/2019 seu relatório semestral contendo análises do mercado mundial de energia renovável.

O relatório aponta que 2019 está caminhando para quebrar o recorde de ano com maior expansão da potência instalada em energia fotovoltaica. Está previsto um aumento de 114,5 GW na capacidade de geração de energia fotovoltaica global, representando um aumento de 17,5% em relação a 2018. Caso esse número se confirme, o planeta contará com 653 GW até o final do ano.

Os dados coletados mostram que o mercado global está se diversificando, aumentando o número de países que recebem grandes projetos. 

Figura 1. Estimativa de expansão dos mercados para o futuro próximo. Mercados com 1 a 5 MW serão a força motriz do crescimento da capacidade solar fotovoltaica mundial.

O relatório ainda aponta o aumento expressivo da potência instalada no Brasil. O último leilão de energia renováveis A-4, ocorrido em Junho deste ano, contratou 203,7 MW advindos da fonte solar fotovoltaica. O leilão também quebrou o recorde de menor preço já ofertado pela energia por esse tipo de empreendimento – R$ 64,91 MWh. O preço foi ofertado pela empresa Enerlife/Lightsources BP, que ganhou a concessão para construção de 202 MW de potência divididos em 5 plantas do projeto Milagres, localizado no Ceará. O recorde anterior pertencia ao México, no projeto Pachamama, onde o preço ofertado fora RS7,62 maior. 

Figura 2. Mapa mostrando os empreendimentos vencedores do leilão A-4.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.