6 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Renault firma parceria com Comerc para se tornar autoprodutora solar

Montadora utilizará um dos cinco parques do Complexo Solar de Castilho (SP) para atingir esse objetivo

Autor: 10 de julho de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Renault firma parceria com Comerc para se tornar autoprodutora solar

Parque solar fornecerá 85% da energia utilizada pela Renault nas fábricas de veículos e centro administrativo. Foto: Divulgação

A Renault do Brasil firmou uma parceria com o Grupo Comerc Energia para se tornar uma empresa autoprodutora de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica.

Para isso, utilizará um dos cinco parques solares do Complexo Solar de Castilho (SP). O espaço destinado, exclusivamente para a geração de energia da Renault, possui capacidade de 50 MW.

Ao todo, o empreendimento fornecerá 85% da energia utilizada pela montadora francesa nas fábricas de veículos e centro administrativo, chegando a 100% no mês de dezembro. Antes de aderir a energia solar, a multinacional fazia uso de energia elétrica limpa por meio da fonte hídrica.

“Esse projeto permite que a Renault do Brasil continue utilizando energia elétrica limpa em seu processo produtivo e ainda se torne autossuficiente na geração, contribuindo com o sistema energético brasileiro de forma sustentável”, explica Ricardo Gondo, presidente da companhia.

Durante a instalação do Complexo Solar de Castilho foi realizado todo um trabalho para minimizar o impacto socioambiental na região, como um programa de compensação ambiental e cuidado com a fauna local, bem como ações desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente do Estado de São Paulo nas escolas municipais de Castilho (SP), alcançando mais de 1.400 alunos e 250 educadores.

“Garantimos que a montadora faça uma transição suave e assertiva de uma fonte que já era 100% limpa, como a hídrica, evoluindo para outra limpa e incentivada, que é a fotovoltaica”, afirma Pedro Fiuza, vice-presidente de geração centralizada da Comerc Energia.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.