28 de novembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 10,8GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,5GW

Rio de Janeiro é o 9º estado brasileiro a atingir 1 GW em geração distribuída

Volume de potência instalada alcançado pelo estado equivale ao consumo de cerca de 500 mil residências, segundo a ABGD

Autor: 17 de novembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Rio de Janeiro é o 9º estado brasileiro a atingir 1 GW em geração distribuída

Foto: Freepik

O estado do Rio de Janeiro atingiu a marca de 1 GW de potência instalada em geração própria de energia, sendo quase tudo por meio da conexão de sistemas fotovoltaicos.

Trata-se de um volume que equivale ao consumo de cerca de 500 mil residências, segundo dados da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída).

De acordo com a entidade, o Rio de Janeiro passa agora a se tornar o 9º estado do Brasil a superar a barreira dos 1 GW de potência instalada no segmento de micro e minigeração distribuída.

O estado se junta a Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Bahia neste quesito. 

Dentre os municípios cariocas, a capital do estado é a que contabiliza a maior capacidade instalada em geração distribuída, com mais de 211 MW. Na sequência, aparecem Campos dos Goytacazes (66,7 MW) e Niterói (48,9 MW). 

Até o começo da manhã desta sexta-feira (17), o Brasil contabilizava pouco mais de 24,75 GW de capacidade instalada distribuída. Há cinco anos, no final de 2018, esse valor sequer havia atingido 1 GW. 

Tamanho crescimento em tão pouco colocou o país entre as maiores potências do segmento, sobretudo quando o assunto envolve sistemas de geração própria de energia solar. 

No último relatório divulgado pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável, na sigla em inglês), o Brasil ocupava a 8ª colocação no ranking mundial de energia solar, com mais de dois terços de sua geração sendo proveniente de sistemas de GD (geração distribuída). 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.