28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,84GW

Risen lança módulos de alta potência e banco de baterias

Fabricante apresenta durante a Intersolar novidades para o mercado de energia solar brasileiro

Autor: 10 de novembro de 2021dezembro 28th, 2021Brasil
Risen lança módulos de alta potência e banco de baterias

Módulo de 700 W da Risen Energy exposto na Intersolar 2021. Foto: Canal Solar

A fabricante de módulos fotovoltaicos Risen Energy iniciará, em janeiro de 2022, a produção em larga escala dos painéis de 660 W nas versões mono e bifacial. A informação foi dada ao Canal Solar por Ricardo Marchezini, country manager da companhia, durante a Intersolar South America 2021.

Durante os três dias de evento, a empresa exibiu seu portfólio de módulos, que teve como destaque a placa de 700 W, que possui tecnologia N-type. “A evolução tecnológica dos painéis está crescendo muito. E nós, no caso, estamos acompanhando o mercado”, disse Marchezini.

Segundo ele, este equipamento possui eficiência de 22,5%, mede 2384 x 1303 x 35 mm e pesa 35 kg. Ademais, é baseado em células monocristalinas de 210 mm com tecnologia tipo N, com barramentos múltiplos (multi-busbar) e design de meio corte (half cell).

Outra característica é que o painel tem tensão de circuito aberto (Voc) de 47,17 V, corrente de curto-circuito (Isc) de 18,53 A, tensão em potência máxima (Vmp) de 39,64 V e corrente em potência máxima (Imp) de 17,68 A. De acordo com o executivo, o produto estará disponível também para o ano que vem, provavelmente para o segundo semestre.

Módulo de 660 W da Risen Energy exposto na Intersolar 2021. Foto: Canal Solar

Baterias

Outro ponto ressaltado pelo country manager da Risen é que a empresa conta em seu portfólio com soluções de armazenamento de energia. “Para o mercado nacional, temos módulos mono e bifaciais, de baixa e alta potência e também a parte de baterias”.

“Para alguns talvez seja novidade, mas temos há um bom tempo, quatro, cinco anos. Temos banco de baterias para residências, comércios, indústrias e utilities. Hoje possuímos diversos projetos, não só em fabricação, como em operação. Temos em fabricação, por exemplo, um projeto de banco de baterias de utilities de aproximadamente 200 MWh”, comentou.

Banco de baterias da Risen apresentado no evento. Foto: Canal Solar

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.