1 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

RS se torna o 3° estado brasileiro a atingir 1 GW em GD solar 

Expectativa do setor é que novos estados também atingiam a marca nos próximos meses

Autor: 3 de janeiro de 2022maio 27th, 2022Brasil
RS se torna o 3° estado brasileiro a atingir 1 GW em GD solar 

Rio Grande do Sul se junta a Minas Gerais e São Paulo, que atingiram a marca em 2021. Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul se tornou o 3° estado brasileiro a atingir a marca de 1 GW de potência instalada em GD (geração distribuída) solar, segundo informações apuradas pelo Canal Solar, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

A unidade federativa se junta aos estados de Minas Gerais e São Paulo, que já tinham atingido a marca em 2021.

Ao todo, os municípios gaúchos contam com mais de 131,1 mil UCs (Unidades Consumidoras) recebendo créditos e mais de 104 mil usinas fotovoltaicas instaladas em todos os 497 municípios. 

No mesmo período do ano passado, quando o estado sequer havia atingido a marca de 0,6 GW, eram 64,2 mil UCs e 52,1 mil sistemas instalados em residências, zonas rurais, empresas, estabelecimentos comerciais e sedes do poder público da região. 

Na avaliação de Gustavo Tegon, co-fundador da Esfera Solar, ter mais um estado brasileiro atingindo 1 GW em GD solar comprova o crescimento do setor nos últimos anos. 

“É mais um indicativo que comprova que a energia solar é uma fonte democrática e que cabe no bolso de todos os brasileiros. Esperamos que, nos próximos meses, alguns estados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte também consigam atingir esse marco (de 1 GW)”, disse ele.

Antes considerada como uma ferramenta para reduzir custos em grandes estabelecimentos comerciais ou construções de grande porte, a energia solar passou a ser instalada em empreendimentos residenciais, comerciais, propriedades rurais e muitos outros, podendo ser instalada com menor preço e maior facilidade de financiamento.

afore
Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.