Saiba quais estados investem mais em energia solar

Minas Gerais sai na frente com 456,5 MW de potência. Mas qual o segredo?
2 minuto(s) de leitura

Segundo levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração distribuída no Brasil desponta em um crescimento vertiginoso e ultrapassou mais de 5 GW de potência operacional. Além disso, são 12,8 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos em todas as regiões e estados do país.

Os dados não mentem, a fonte fotovoltaica é a que mais cresce não só no Brasil como no mundo, podendo se tornar, por exemplo, a maior fonte de eletricidade até 2050, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia).

Seguindo essa curva de crescimento e se destacando como o estado com a maior capacidade instalada no Brasil, Minas Gerais sai na frente com 456,5 MW de potência. Mas qual o segredo?

Segundo o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, Minas lidera o ranking por três motivos: “tem a melhor legislação do segmento e os incentivos mais efetivos à geração de energia solar no Brasil. Isso ajuda a reduzir os impostos sobre equipamentos do setor e sobre a energia produzida; outro fator é a qualidade do recurso solar de Minas, em especial da região Norte; e, por último, a tarifa de energia elétrica mineira é uma das mais elevadas no Brasil”, pontuou Sauaia.

Em segundo lugar, o estudo aponta o Rio Grande do Sul, com uma capacidade instalada de 348,2 MW de potência. Em terceiro aparece São Paulo (297,2 MW), seguido de Paraná (214,4 MW) e Mato Grosso (147,9 MW).

A ABSOLAR divulgou um gráfico que mostra quanto cada estado possui de potência instalada em geração distribuída. Segue, abaixo:

Ranking Municipal

A ABSOLAR atualizou também o ranking dos municípios que mais investem em energia fotovoltaica. O Rio de Janeiro permanece na primeira colocação com potência instalada de 30,3 MW. Em segundo aparece Uberlândia-MG (26,0 MW), seguido de Cuiabá-MT (25,7 MW), Fortaleza-CE (25,3 MW) e Brasília-DF (24,0 MW).

Segue, abaixo, o gráfico que mostra o top 10:

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal