28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Saiba quais estados investem mais em energia solar

Minas Gerais sai na frente com 456,5 MW de potência. Mas qual o segredo?

Autor: 29 de abril de 2020outubro 4th, 2020Brasil
Saiba quais estados investem mais em energia solar

Segundo levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a geração distribuída no Brasil desponta em um crescimento vertiginoso e ultrapassou mais de 5 GW de potência operacional. Além disso, são 12,8 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos em todas as regiões e estados do país.

Os dados não mentem, a fonte fotovoltaica é a que mais cresce não só no Brasil como no mundo, podendo se tornar, por exemplo, a maior fonte de eletricidade até 2050, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia).

Seguindo essa curva de crescimento e se destacando como o estado com a maior capacidade instalada no Brasil, Minas Gerais sai na frente com 456,5 MW de potência. Mas qual o segredo?

Segundo o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, Minas lidera o ranking por três motivos: “tem a melhor legislação do segmento e os incentivos mais efetivos à geração de energia solar no Brasil. Isso ajuda a reduzir os impostos sobre equipamentos do setor e sobre a energia produzida; outro fator é a qualidade do recurso solar de Minas, em especial da região Norte; e, por último, a tarifa de energia elétrica mineira é uma das mais elevadas no Brasil”, pontuou Sauaia.

Em segundo lugar, o estudo aponta o Rio Grande do Sul, com uma capacidade instalada de 348,2 MW de potência. Em terceiro aparece São Paulo (297,2 MW), seguido de Paraná (214,4 MW) e Mato Grosso (147,9 MW).

A ABSOLAR divulgou um gráfico que mostra quanto cada estado possui de potência instalada em geração distribuída. Segue, abaixo:

Ranking Municipal

A ABSOLAR atualizou também o ranking dos municípios que mais investem em energia fotovoltaica. O Rio de Janeiro permanece na primeira colocação com potência instalada de 30,3 MW. Em segundo aparece Uberlândia-MG (26,0 MW), seguido de Cuiabá-MT (25,7 MW), Fortaleza-CE (25,3 MW) e Brasília-DF (24,0 MW).

Segue, abaixo, o gráfico que mostra o top 10:

WIN_banner_Canal_Solar01_02
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.