São Paulo é o primeiro estado com mais 300 mil sistemas de GD solar

Municípios paulistas também já acumulam mais de 2,68 GW de potência instalada no segmento, segundo ANEEL
São Paulo ultrapassa 300 mil sistemas em GD solar
São Paulo é o estado com o maior número de sistemas de GD solar do Brasil. Foto: Freepik

São Paulo se tornou, nesta segunda-feira (10), o primeiro estado brasileiro a atingir a marca de 300 mil sistemas de energia solar instalados no segmento de micro e minigeração distribuída, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Com pouco mais de 46 milhões habitantes, os 645 municípios paulistas já acumulam mais de 2,68 GW de potência na modalidade, que engloba as conexões realizadas em residências, fachadas e pequenos e médios terrenos.

Em fevereiro deste ano, o estado ultrapassou Minas Gerais e se tornou a localidade com a maior geração fotovoltaica nacional no segmento de geração distribuída.

Segundo a ANEEL, os sistemas instalados em residências (257,8 mil) e estabelecimentos comerciais (25,8 mil) são os de maior predominância em São Paulo.

São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Presidente Prudente são os municípios com os maiores números de sistemas em operação no estado, respectivamente. Juntas, as cinco cidades somam mais de 46 mil conexões.

A CPFL Paulista e a Elektro são as concessionárias com o maior número de sistemas fotovoltaicos registrados junto às suas áreas de concessão, com 134,7 mil e 60,2 mil conexões ativas.

Já em termos de modalidades de geração, mais de 268,7 mil sistemas são de geração própria, enquanto 28,8 mil são de autoconsumo remoto e 2,4 mil são de geração compartilhada. O número de múltiplas unidades consumidoras no estado é de 14, segundo a ANEEL.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal