21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

SP ultrapassa MG e se torna o estado com maior potência em GD solar

Essa é a primeira vez desde 2016 que Minas Gerais perde a liderança para outro estado do país

Autor: 21 de fevereiro de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
SP ultrapassa MG e se torna o estado com maior potência em GD solar

Sistema de energia solar instalado no interior de São Paulo. Foto: Reprodução/Mitratech

São Paulo ultrapassou Minas Gerais e se tornou, pela primeira vez, o estado brasileiro com o maior volume de potência instalada em energia solar no segmento de GD (geração distribuída). É o que apontam dados apurados pelo Canal Solar junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ao todo, os municípios paulistas somam 276,2 mil sistemas fotovoltaicos com 2.437 MW de capacidade instalada, enquanto que os mineiros contabilizam 220,3 mil conexões com 2.434 MW.  

Essa é a primeira vez desde 2016 que Minas Gerais perde a liderança para outra localidade do país. Desde que o estado assumiu a primeira colocação geral, São Paulo e Rio Grande do Sul alternavam a segunda posição do ranking ao longo dos anos.

Em 2022, o estado de São Paulo foi o que mais adicionou potência instalada em energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída no Brasil, com mais de 1.161 MW, um número maior que o de Minas Gerais (840 MW).

Estados com maior potência instalada em GD solar no Brasil.

Em janeiro de 2023, o cenário se repetiu, com São Paulo acumulando pouco mais 114,2 MW em capacidade instalada de GD solar nos primeiro mês do ano. Já Minas Gerais terminou janeiro na quarta colocação, com 68,5 MW, atrás do Rio Grande do Sul (76,3 MW) e Paraná (75,2 MW).

De acordo integradores e associações, além do crescimento da fonte nos municípios paulistas, outro motivo que poderia explicar a saída de Minas Gerais da liderança seria o fato do estado poder estar apresentando uma saturação na capacidade da rede para absorver novas conexões.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.