4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

SESI e SENAI reduzem em 25% o consumo de energia com ações sustentáveis

As 230 unidades da rede implantaram ações como instalação de usinas fotovoltaicas e gestão digitalizada de energia

Autor: 21 de dezembro de 2022Projetos
2 minutos de leitura
SESI e SENAI reduzem em 25% o consumo de energia com ações sustentáveis

Usina fotovoltaica instalada no SENAI-SP. Foto: Divulgação

As 230 unidades do SENAI-SP e SESI-SP em todo o estado estão trabalhando em um programa de eficiência energética que resultará, até o final de 2022, em uma redução de 25% do consumo de energia elétrica da rede.

No cenário atual, as unidades geram quase 80 GWh/ano, com um custo de cerca de R$ 38 milhões. O esperado é que a geração caia para 60 GWh/ano.

O programa inclui ações como: implantação de usinas fotovoltaicas, gestão digitalizada de energia, o estudo de viabilidade da compra de energia limpa e a substituição de lâmpadas.

A troca de lâmpadas fluorescentes por LED foi uma das primeiras realizações. No total, foram substituídos cerca de 136 mil itens que possibilitaram economia de 11% no consumo de energia elétrica, que chega a quase 9 GWh/ano.

Referente aos sistemas fotovoltaicos instalados nas unidades, os mesmos geram aproximadamente 11 GWh/ano. “Uma energia renovável gerada sem emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza”, enfatizaram.

Para que tudo isso funcione de maneira sustentável e otimizada, o projeto conta com uma gestão digitalizada de energia, por meio da instalação de equipamentos que monitoram em tempo real toda rede.

Esse sistema possibilita o monitoramento da geração de energia pelas micro usinas, alertando as escolas quando a geração não estiver adequada, para que sejam tomadas ações de manutenção, por exemplo. Além disso, o monitoramento evita multas por “estouro de demanda” resultando em economia financeira para o SESI-SP e SENAI-SP.

O projeto tem referência em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), como o 7– Energia Limpa e Acessível, 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12- Consumo Responsável.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.