2 de dezembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.47GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 7,33GW

Shopping Uptown no RJ implementa sistema de energia solar

Ao total, serão instalados 918 painéis solares de 445 W

Autor: 19 de novembro de 2021Brasil
Shopping Uptown no RJ implementa sistema de energia solar

Imagem divulgação Shopping Uptown da Barra (RJ)

O shopping center Uptown localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, implementou um sistema de energia solar no telhado do empreendimento. A expectativa do shopping é economizar, nos próximos 25 anos, R$ 28 milhões.

De acordo com Alex Conceição, gerente de Operações do Uptown, na primeira fase do projeto foram implementados 341 painéis solares, no total serão instalados 918 módulos monocristalinos de 445 W cada. O sistema terá uma potência total de 500 kW.

“A previsão junto à Concessionária de energia (Light) é de que a usina solar esteja em plena carga (100% de sua capacidade) em dezembro de 2021, fornecendo energia para a alimentação das áreas comuns dos 12 blocos que compõem o empreendimento”, explica.

Leia também: Rio de Janeiro lança plano climático com metas para as próximas décadas 

Ainda segundo Conceição, na primeira fase, a energia gerada alimentará as áreas comuns dos blocos 1 a 4 e até o final de dezembro os demais blocos do 5 ao 12. A próxima fase do projeto ainda não possui uma data definida, mas a expectativa é que atenda também as 250 lojas do local.

A implementação do sistema fotovoltaico foi realizada em parceria com a empresa de soluções energéticas Kompass. Segundo a empresa, o sistema irá suprir 100% da energia elétrica consumida pelo Uptown.

“O projeto está entre os 20 maiores do Rio. A energia é gerada no próprio local onde é consumida, o que deixa o projeto ainda mais limpo em termos de impacto ambiental”, destaca Caio Monteiro, diretor da Kompass Energia.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar