O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu neste domingo (20), na China, com executivos da Huawei para fortalecer a relação comercial entre os países e debater o uso de tecnologias de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro, com foco especial em baterias.
Durante o encontro, foram discutidas soluções como o BESS (Battery Energy Storage Systems). A Huawei também apresentou seus carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos inteligentes.
A comitiva brasileira foi recebida pelo presidente global de Assuntos Públicos e Comunicações da Huawei, Wang Jianfeng; pela chefe do setor de Petróleo e Gás da Huawei Enterprise BG, Han Shuo; e pelo CEO da Huawei Brasil, Jacky Gao.
A visita faz parte da agenda do governo brasileiro no país asiático, que tem como objetivo identificar tecnologias com potencial de aplicação no mercado nacional.
O foco se dá especialmente em soluções de armazenamento de energia, sobretudo mediante a realização do primeiro leilão de baterias do Brasil – previsto para ocorrer no mês de novembro deste ano, mesmo diante do recente cancelamento do Leilão de Reserva de Capacidade.
O certame visa impulsionar a adoção em larga escala de sistemas de armazenamento, contribuindo para maior flexibilidade e segurança do sistema elétrico nacional, especialmente em momentos de maior pico de demanda ou instabilidades climáticas.
BESS e leilão de baterias: quais são as tendências e oportunidades?
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.