24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

SMA fornecerá inversores para usina solar de 220 MW no Deserto do Atacama

O projeto desenvolvido no Chile terá capacidade instalada de 220 MW

Autor: 16 de fevereiro de 2021Mundo
SMA fornecerá inversores para usina solar de 220 MW no Deserto do Atacama

A fabricante de inversores fotovoltaicos alemã SMA vai fornecer 46 MVPS (Centrais de Média Tensão) para a usina solar do Deserto do Atacama, no Chile. O pedido foi feito à empresa no começo deste mês.

O projeto fotovoltaico Diego de Almagro Sur foi desenvolvido pela Colbun SA, empresa sul-americana de geração de energia, e terá capacidade instalada de 220 MW. 

“A usina fotovoltaica Diego de Almagro Sur terá um papel importante no mercado de fornecimento de energia chileno. É por isso que estamos particularmente satisfeitos que a Colbun SA optou pela tecnologia confiável e experiência comprovada da SMA”, afirma Daniel Rosende, Gerente Geral da SMA South America. 

Cada central fotovoltaica da usina Diego de Almagro Sur foi equipada com um inversor Sunny Central 4600 com o sistema de gerenciamento de temperatura Opiticool da SMA. 

“Nossas soluções de sistema para projetos fotovoltaicos na faixa de megawatts provaram sua confiabilidade e desempenho em todo o mundo e são ideais para as condições extremas do Deserto de Atacama”, destaca Rosende. 

Ao todo, 44% da energia elétrica utilizada no Chile vem de fontes de energias renováveis. O país possui um programa para aumentar a proporção da mistura de combustíveis que vem de energias renováveis ​​para até 70% até 2030 e para 95% até 2050.

Faturamento e expectativas da SMA 

No ano passado, a SMA Solar vendeu 14,4 GW em potência de inversores, um aumento de 26% em relação ao ano de 2019. A empresa possui mais de 100 GW de potência instalada em todo mundo. 

Segundo a fabricante, os principais estímulos por trás deste aumento é o crescimento contínuo esperado do mercado fotovoltaico na Europa e na América, bem como o mercado global de armazenamento.

“Apesar dos desafios consideráveis ​​apresentados pela pandemia de coronavírus, alcançamos a previsão de crescimento de vendas e ganhos no início do ano em 2020”, afirma Jürgen Reinert, CEO da SMA.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.