26 de fevereiro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,86 GW

Smart Meter: entenda o consumo da instalação de maneira inteligente

O equipamento possibilita visualizar e controlar os diferentes fluxos de energia do sistema fotovoltaico

Autor: 4 de novembro de 2020janeiro 12th, 2021Artigos técnicos
Smart Meter: entenda o consumo da instalação de maneira inteligente

Com o nível tecnológico dos inversores atingindo grandes patamares, já é realidade para todos aqueles que possuem sua própria geração poder monitorar a energia gerada por estes equipamentos de maneira remota, online, e intuitiva, assim como é no portal Solar.Web.

Para complementar a experiência do monitoramento, e se aprofundar ainda mais nos detalhes de sua instalação, é possível monitorar, além da geração fotovoltaica, o consumo da mesma.

Esta funcionalidade é obtida através do equipamento Smart Meter TS.

Ele é um medidor bidirecionalque possibilita visualizar e controlar os diferentes fluxos de energia do sistema fotovoltaicoregistrar as curvas de consumo em seu histórico, e permite otimizar o autoconsumo da instalação.

Figura 1: Smart Meter TS

Figura 1: Smart Meter TS

Todos os dados coletados pelo Smart Meter TS ficam armazenados no portal Solar.Web, onde são complementados com os dados do próprio inversor, como potência, geração, etc. 

Figura 2: Conexão entre inversor Fronius e Smart Meter, através do protocolo modbus RTU

Figura 2: Conexão entre inversor Fronius e Smart Meter, através do protocolo modbus RTU

A comunicação do Smart Meter TS já está totalmente integrada ao inversor, isso graças a placa de comunicação Datamanager 2.0, presente em todas as linhas de inversores FroniusEsta conexão é feita através do protocolo modbus RTU.

A instalação deste medidor inteligente é muito simples e direta, seguindo as instruções e recomendações do manual. Mas anteriormente a sua instalação, é necessário entender as diferenças de cada umas das topologias possível.

Para cada topologia que se instala o Smart Meter, a visualização dos dados de consumo no portal Solar.Web difere, podendo ser registrados os dados de consumo de todas as cargas da instalação, ou apenas de uma carga ou conjunto de cargas em específico.

Estas topologias de instalação são denominadas “ponto de alimentação” e “ramo de consumo”, respectivamente. No diagrama abaixo, é exemplificado ambas as topologias no mesmo projeto.

Figura 3: Diagrama de topologias de instalação do Smart Meter

Figura 3: Diagrama de topologias de instalação do Smart Meter

Smart Meter enumerado como “1” foi instalado como “ponto de alimentação”, assim registrando o consumo da instalação por completo, podendo ser este consumo da concessionária de energia, consumo em simultaneidade (autoconsumo), ou registrar o excedente que se converte em créditos. Nesta topologia, o Smart Meter registra todos os fluxos de energia no empreendimento.

Smart Meter número 2 está registrando apenas o consumo do conjunto de cargas a qual este foi destinado. Assim, no monitoramento, este conjunto de cargas terá uma curva própria para análise, conforme ilustrado na Figura 4.

Nesta imagem, é possível visualizar a curva de geração (verde), provida pelo próprio inversor Fronius; a curva de consumo total (azul), que é registrado através dos dados adquiridos pelo Smart Meter instalado na topologia de ponto de alimentação; e por fim a curva de consumo de um conjunto de cargas específicas, registrado através dos dados do Smart Meter instalado na topologia de ramo de consumo.

Figura 4: Curvas do monitoramento online Solar.Web com Smart Meter

Figura 4: Curvas do monitoramento online Solar.Web com Smart Meter

Este equipamento compreende, ainda, diversas aplicações adicionais além do monitoramento detalhado do consumo. É possível, através deste, limitar a potência de injeção de energia na rede elétrica, por exemplo.

É possível encontrar o Smart Meter TS em dois modelos, diferenciados pelas correntes máximas suportadas. O primeiro, Smart Meter TS 65A, realiza medições diretas em instalações 220V/380V, bifásicas ou trifásicas, sendo compatíveis com diversas instalações residenciais e comercial.

E o segundo, o Smart Meter TS 5kA, realiza medições em até 5kA através de transformadores de corrente, também para instalações bifásicas ou trifásicas, com range de operação de 220V à 480V.


Thiago Chinen

Thiago Chinen

Formado em engenharia de energia pela Universidade Federal do ABC, tem experiência em tecnologias de cabos de baixa, média e alta tensão, por ter trabalhado em multinacional do setor. Atua como especialista técnico de inversores fotovoltaicos pela Fronius do Brasil, voltando a sua área de formação, direcionada para energias renováveis

Comentar