4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Solar criou 169,6 mil empregos nos primeiros oito meses de 2022

Número de contratações realizadas neste ano já supera todo o volume contabilizado em 2021 

Autor: 13 de setembro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Solar criou 169,6 mil empregos nos primeiros oito meses de 2022

Brasil registrou, em média, cerca de 700 novos empregos criados por dia no setor solar em 2022. Foto: Envato

O Brasil criou 169,6 mil empregos no setor de energia solar nos primeiros oito meses de 2022, o que corresponde a uma média de, aproximadamente, 700 contratações por dia, segundo cálculos realizados pelo Canal Solar, com base em dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Trata-se do maior volume de contratações já contabilizadas no setor em apenas um único ano.

Isso porque, mesmo com o fato de 2022 ainda sequer ter terminado, o período já supera o recorde do ano passado inteiro: que foi de 153 mil empregos gerados entre os meses de janeiro e dezembro.

Um ano antes, em 2020, a quantidade de novas admissões foi de 86 mil. Atualmente, a fonte já foi responsável por empregar mais de 567 mil trabalhadores no mercado de trabalho em todas as regiões do Brasil nos últimos dez anos. 

Segundo a ABSOLAR, para cada megawatt instalado de energia solar, são gerados, aproximadamente, 30 empregos diretos e indiretos

No começo de setembro, o Brasil superou a marca de 19 GW de potência instalada no setor, somando os segmentos de geração centralizada e distribuída.

Empregos e investimentos no setor

O crescimento de empregos, em razão da elevação da procura por projetos de energia solar no Brasil, em telhados ou usinas de grande porte, garantiu ao país a quarta colocação no ranking mundial das nações que mais acrescentaram à fonte em sua matriz elétrica em 2021. 

No ano passado, foram 5,7 GW acrescidos à matriz, segundo apuração da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da IRENA (Agência Internacional de Energias Renováveis).

Além dos empregos gerados, os dados disponibilizados publicamente pela ABSOLAR mostram também que o setor de energia solar atraiu, mais de R$ 31,5 bilhões em investimentos somente em 2022, incluindo as grandes usinas e os sistemas de geração distribuída. Ao todo, o setor já movimentou quase R$ 100 bilhões em negócios desde 2012. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.