A fabricante de inversores fotovoltaicos SolaX Power anunciou uma novidade para o mercado solar brasileiro. Os inversores monofásicos abaixo de 10 kW já estão na fase de teste junto ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
“A previsão é que em um ou dois meses tenhamos todos eles certificados. A família X1 Boost já conta com a certificação, X1 Smart deve entrar em vigor dentro de algumas semanas e faltará a linha X1 Mini”, afirma Luiz Felipe Kern Ribeiro, supervisor comercial e técnico da SolaX Power.
Segundo Ribeiro, as avaliações estão ocorrendo nos laboratórios brasileiros credenciados com a finalidade de cumprir todas as normas vigentes adequadamente. São aproximadamente 20 testes diferentes que examinam a eficiência, potência máxima e a desconexão da rede em caso de falta de energia.
Leia mais
Solax Power busca a regulamentação de inversores híbridos no Brasil
A SolaX estima que, com a certificação dos inversores pelo INMETRO, será possível fazer novas parcerias com empresas distribuidoras para comercializar os produtos da fabricante no país sem se preocupar com a burocracia.
“O intuito é centralizar essas operações. Dessa maneira, novos e atuais distribuidores não terão que arcar com custos envolvendo isso e gerenciar renovação dos mesmos, facilitando muito a parte burocrática. Assim, focarão essencialmente em seus negócios”, completou.