A SPIC Brasil, subsidiária da gigante chinesa do setor energético, segue com inscrições abertas para 4ª edição do programa Geração Inovação, iniciativa de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) voltada para impulsionar avanços tecnológicos no setor energético brasileiro.
Nesta edição, o foco está em projetos de energia solar no segmento de GC (geração centralizada), com ênfase em desafios críticos para a eficiência e a operação de usinas fotovoltaicas.
As empresas escolhidas receberão investimentos para o desenvolvimento de suas soluções, alinhadas aos programas de PDI regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O programa deste ano concentra-se em dois grandes desafios tecnológicos:
- Armazenamento de energia em usinas fotovoltaicas: os participantes devem propor um modelo de remuneração escalável para o BEES (Battery Energy Storage System) no contexto brasileiro de energia elétrica.
- Gestão de ativos em plantas solares: serão aceitas propostas para aprimorar o monitoramento de trackers, strings e inversores de usinas fotovoltaicas para identificação de ineficiências, além de melhorar o forecast de geração de energia a curto, médio e longo prazos, e aumentar a confiabilidade e predição de falhas em equipamentos de plantas solares.
Startups, centros de pesquisa, universidades e empresas interessadas podem se inscrever até o dia 12 de dezembro de 2024, por meio do formulário disponível na página oficial do Geração Inovação 2025.
Encerrado o prazo, todos os interessados receberão convite para a submissão das propostas via chamada pública, devendo enviá-las entre 13 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].