Que a inversão de fluxo de potência se tornou um dos principais obstáculos para a expansão da GD (geração distribuída) no Brasil isso não é segredo para nenhum profissional do setor.
Nos últimos anos, milhares de projetos fotovoltaicos passaram a enfrentar restrições de conexão devido às limitações das redes elétricas, levando distribuidoras de diferentes regiões a exigir soluções capazes de controlar ou limitar a exportação de energia.
Nesse cenário, empresas brasileiras têm desenvolvido tecnologias para atender às novas exigências das concessionárias. Uma delas é a SolarView, que acaba de apresentar um controlador universal para aplicações de Grid Zero e controle de exportação de potência, projetado para atender aos requisitos técnicos adotados pelas distribuidoras de energia.
Segundo a empresa, a solução já pode ser utilizada em projetos aprovados por diversas concessionárias, como Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
Um dos exemplos bem-sucedidos do uso da solução ocorreu na CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda.), que, depois de enfrentar um longo período sem conseguir utilizar a energia gerada em sua usina solar, conseguiu resolver o problema com a instalação da tecnologia.

Roger Santos, diretor de Marketing e Vendas da SolarView, afirma que a tecnologia foi desenvolvida para operar com diferentes fabricantes de inversores e atender às diversas aplicações de Grid Zero e limitação de potência. “É uma solução universal, robusta e preparada para acompanhar a evolução das exigências regulatórias do setor elétrico”, disse.
Entre os principais recursos do equipamento estão:
- Controle simultâneo de até quatro inversores;
- Monitoramento em tempo real de até quatro inversores;
- Integração com inversores de até dois fabricantes diferentes em um mesmo sistema;
- Controle horário da exportação de potência;
- Controle diário da energia exportada;
- Configuração flexível conforme os requisitos de cada concessionária;
- Relé SolarView com proteção ANSI 32 integrada, reunindo proteção elétrica e controle em um único equipamento.
Segundo a fabricante, essa arquitetura reduz a complexidade dos projetos e amplia as possibilidades de aplicação em diferentes cenários técnicos.
Compatibilidade com mais de 600 modelos de inversores
Um dos principais diferenciais da tecnologia é a ampla compatibilidade com o mercado. De acordo com a SolarView, o controlador é compatível com mais de 600 modelos de inversores fotovoltaicos, permitindo que os integradores mantenham liberdade na escolha dos equipamentos e até utilizem fabricantes diferentes em uma mesma instalação.
Entre as marcas compatíveis estão Sungrow, Huawei, Solis, Growatt, SolaX, ABB, FoxESS, Solplanet, SAJ, Livoltek, Canadian Solar, WEG, GoodWe, Sofar e Deye.
Outro ponto destacado pela empresa é a velocidade de atuação da malha de controle. Segundo a SolarView, o equipamento se comunica com os inversores quatro vezes por segundo, permitindo respostas rápidas às variações de geração e consumo.
“Essa velocidade é fundamental para garantir que os limites de exportação sejam respeitados antes que ocorram atuações de proteção por inversão de fluxo ou descumprimento das exigências impostas pela distribuidora”, explica Santos.
O executivo acrescenta que a solução também permite implementar estratégias como controle horário e controle diário da exportação de energia.
Imersão técnica apresentará aplicações práticas
Profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Grid Zero e controle de exportação de potência poderão participar da 7ª Imersão Grid Zero SolarView, marcada para 17 de julho, no Laboratório de Inovação da PowerSafe, em São Paulo.
O treinamento reunirá conteúdos teóricos, demonstrações práticas, estudos de caso e aplicações reais das soluções desenvolvidas pela empresa para atender às exigências das distribuidoras de energia. As informações sobre programação e inscrições estão disponíveis neste link.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.