Calculado desde 1971 pela Global Footprint Network, organização ambiental sem fins lucrativos, o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês) é registrado anualmente como o momento em que o uso de todos os recursos naturais disponíveis por todo um ano chega ao seu limite.
Em 2023, essa data foi oficialmente registrada nesta quarta-feira (2). Ou seja, em pouco mais de sete meses, a humanidade consumiu mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar no período de 365 dias.
De acordo com a instituição, o Overshoot Day tem chegado cada vez mais cedo conforme os anos vão se passando. Em 1970, os recursos mundiais se esgotaram em 29 de dezembro. Em 2000, o déficit foi alcançado em outubro e, em 2010, no fim de agosto.
Nos últimos três anos, a data vem sendo atingida entre a última semana de julho e a primeira de agosto, uma situação que só não é pior do que a que existe hoje por causa do crescimento das energias renováveis, no entendimento da entidade.
“O modelo atual passa longe de ser sustentável e a questão chave é como prover de forma eficiente e justa as necessidades das pessoas usando menos energia (proveniente de fontes poluentes) e menos matérias-primas”, disse Janez Potočnik, copresidente do Painel Internacional de Recursos do programa para o meio ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas).