3 de dezembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.47GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 7,33GW

TOP 5 – Ranking dos maiores fabricantes de inversores solares

A Israelense Solar Edge, conhecida por sua tecnologia de otimizadores, detém 4% do mercado global de inversores

Autor: 12 de julho de 2019outubro 3rd, 2020Mundo
TOP 5 – Ranking dos maiores fabricantes de inversores solares

O mercado fotovoltaico está em constante evolução. Enquanto a capacidade instalada mundialmente não para de crescer, fabricantes lutam por cada pontinha do market share mundial — e de vez em quando alguns desistem da competição com os chineses, como é o caso da ABB, que neste mês anunciou sua saída do mercado de inversores solares. Veja aqui a matéria sobre a saída da ABB.

O mercado solar encerrou o ano de 2018 com uma capacidade instalada global superior a 512 gigawatts (GW), sendo 180 GW (35%) de plantas de geração centralizada. O crescimento mundial do mercado com relação ao ano de 2017 foi de quase 30%. No final de 2018 a fonte solar já correspondia a 3% da geração mundial de eletricidade.

 

TOP 5 – Os maiores fabricantes de inversores

Na lista dos 5 maiores fabricantes mundiais de inversores encontram-se na liderança as chinesas Sineng, Huawei e Sungrow. A alemã SMA, uma das precursoras mundiais da tecnologia de inversores fotovoltaicos e outrora detentora de 40% do mercado, ocupa a 4a posição, com 8% do market share mundial. Na 5a posição encontra-se a espanhola Power Electronics, ainda pouco conhecida fora do mercado europeu.

Não é por acaso que as três fabricantes chinesas ganharam a liderança mundial. O mercado de energia solar na China tem apresentado um estrondoso crescimento. No ano de 2018 a China instalou sozinha cerca de 45 GW de sistemas solares, aproximadamente 10% do total mundial acumulado no mesmo ano.

No resto do mundo, incluindo principalmente Europa e Américas, fabricantes como a SMA ainda possuem a maior fatia do mercado e lideram a disputa em qualidade e tecnologia.

A Israelense Solar Edge, conhecida por sua tecnologia de otimizadores, detém 4% do mercado global de inversores, ocupando a 1a posição no ranking de inversores monofásicos para geração distribuída, com um market share superior a 20% nesse segmento, segundo dados da agência GTMResearch, sediada no Reino Unido.

Observação: os dados da figura acima referem-se às vendas mundiais de inversores apenas no ano de 2018.

 

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Um comentário

Comentar