A Trina Tracker, subsidiária da Trina Solar, concluiu o processo para que seus rastreadores solares de bolacha possam ser enquadrados no Finame, linha de financiamento do BNDES com juros reduzidos que beneficia produtos cuja maioria dos componentes é produzida no Brasil.
Com isso, os desenvolvedores de projetos solares podem adquirir o rastreador modelo Vanguard 1P com financiamento do BNDES. O equipamento lidera as vendas no Brasil, ultrapassando 1 GW, segundo a fabricante.
bolacha
“Dotado de um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, esse rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados”, diz a Trina Tracker em nota à imprensa.
De acordo com o responsável pela companhia na América Latina, Marcus Fabrino, dependendo das condições dos projetos, os ganhos de geração de energia podem chegar até 8%.
Leia mais: Trina Tracker terá fábrica de rastreadores solares no Brasil
O Brasil foi escolhido para ser o primeiro país fora da China e da Espanha a receber uma fábrica própria de rastreadores da Tina Tracker. A nova unidade será instalada em Salvador, na Bahia, com capacidade inicial de produzir 2,5 GW. Já consta nos planos uma ampliação de capacidade. A nova fábrica vai atender a demanda local e outros países da América Latina.
As unidades da China e da Espanha têm capacidade para produzir 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da fábrica brasileira, essa produção será ampliada para 10 GW anuais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].