1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Trina Tracker: rastreadores solares poderão ser financiados pelo Finame

Brasil foi escolhido para ser o primeiro país fora da China e da Espanha a receber uma fábrica própria de trackers da companhia

Autor: 16 de janeiro de 2024Mercado
2 minutos de leitura
Trina Tracker: rastreadores solares poderão ser financiados pelo Finame

Fábrica da Trina Tracker em Salvador, Bahia. Imagem: Divulgação

A Trina Tracker, subsidiária da Trina Solar, concluiu o processo para que seus rastreadores solares possam ser enquadrados no Finame, linha de financiamento do BNDES com juros reduzidos que beneficia produtos cuja maioria dos componentes é produzida no Brasil. 

Com isso, os desenvolvedores de projetos solares podem adquirir o rastreador modelo Vanguard 1P com financiamento do BNDES. O equipamento lidera as vendas no Brasil, ultrapassando 1 GW, segundo a fabricante.

“Dotado de um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, esse rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados”, diz a Trina Tracker em nota à imprensa. 

De acordo com o responsável pela companhia na América Latina, Marcus Fabrino, dependendo das condições dos projetos, os ganhos de geração de energia podem chegar até 8%.

Leia mais: Trina Tracker terá fábrica de rastreadores solares no Brasil

O Brasil foi escolhido para ser o primeiro país fora da China e da Espanha a receber uma fábrica própria de rastreadores da Tina Tracker. A nova unidade será instalada em Salvador, na Bahia, com capacidade inicial de produzir 2,5 GW. Já consta nos planos uma ampliação de capacidade. A nova fábrica vai atender a demanda local e outros países da América Latina. 

As unidades da China e da Espanha têm capacidade para produzir 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da fábrica brasileira, essa produção será ampliada para 10 GW anuais.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.