26 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,82GW

Tutorial: Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo

Saiba como realizar a inclusão manual de um inversor no banco de dados do SOLergo

Autor: 5 de fevereiro de 2020novembro 16th, 2020Artigos técnicos
Tutorial: Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo

O SOLergo é um software de projeto de sistemas fotovoltaicos potente e com um banco de dados de inversores, módulos e componentes bastante completo.

Porém, com o mercado fotovoltaico em plena expansão pode ser necessária a inclusão de novos produtos no banco de dados padrão do programa.

Neste tutorial, abordaremos a inclusão manual de um inversor no banco de dados do SOLergo. O vídeo abaixo contém todos os passos descritos neste artigo.

Neste tutorial será feito o cadastramento do inversor Solis 230K-EHV-5G que não consta no banco de dados padrão.

O banco de dados de inversor pode ser acessado clicando em “Ferramentas -> Arquivo inversor”, ou, durante a elaboração do projeto, na sub-aba “Componentes” ao se clicar em “Seleção Manual” no campo de inversores.

Com o banco de dados aberto, clique em “Inserir” no canto superior esquerdo. O programa abrirá uma janela para preenchimento dos dados do inversor.

Na aba “Conversor” preencha com os dados básicos do inversor.

Na aba Elétrico, preencha com os detalhes fornecidos no datasheet. Na figura abaixo está exemplificada a inclusão dos dados do inversor escolhido neste tutorial.

Na aba “Inverter Grid-Connected” devem ser fornecidos os detalhes das entradas MPPTs e as faixas de rendimento do inversor, caso estejam disponíveis.

Na aba “Material” clique em “Editar” para inserir informações complementares, como foto do produto, custo de compra e venda, disponibilidade, documentos e datasheets.

Na sessão “Documentos” é possível atrelar o datasheet do produto ao item do banco de dados, em “Símbolos” é possível definir qual o símbolo e desenho que o programa utilizará para aquele produto nos diagramas unifilares e multifilares.

Embora nenhum destes campos dentro de “Material” sejam obrigatórios para a simulação, recomenda-se preenchê-los, pois os mesmos podem ser utilizados na elaboração da documentação técnica, criação de lista de materiais e análises econômicas.

Para finalizar a inserção basta clicar em “Ok”. Em apenas poucos minutos e com passos simples, o inversor já estará cadastrado e pronto para uso no projeto.

O Canal Solar oferece um curso de projetos de sistemas fotovoltaicos com os softwares PVSyst e SOLergo. Para mais informações acesse nossa página de cursos.


Mateus Vinturini

Mateus Vinturini

Especialista em sistemas fotovoltaicos e engenheiro eletricista graduado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Entusiasta de ciências e tecnologia, com experiência no ramo da energia solar, tanto no âmbito comercial como em projeto, dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.