Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Saiba como realizar a inclusão manual de um inversor no banco de dados do SOLergo
Tutorial: Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo
Foto: Divulgação

O SOLergo é um software de projeto de sistemas fotovoltaicos potente e com um banco de dados de inversores, módulos e componentes bastante completo. Porém, com o mercado fotovoltaico em plena expansão pode ser necessária a inclusão de novos produtos no banco de dados padrão do programa.

Neste tutorial, abordaremos a inclusão manual de um inversor no banco de dados do SOLergo. O vídeo abaixo contém todos os passos descritos neste artigo.

Neste tutorial será feito o cadastramento do inversor Solis 230K-EHV-5G que não consta no banco de dados padrão. O banco de dados de inversor pode ser acessado clicando em “Ferramentas -> Arquivo inversor”, ou, durante a elaboração do projeto, na sub-aba “Componentes” ao se clicar em “Seleção Manual” no campo de inversores.

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Com o banco de dados aberto, clique em “Inserir” no canto superior esquerdo. O programa abrirá uma janela para preenchimento dos dados do inversor.

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Na aba “Conversor” preencha com os dados básicos do inversor.

Na aba Elétrico, preencha com os detalhes fornecidos no datasheet. Na figura abaixo está exemplificada a inclusão dos dados do inversor escolhido neste tutorial.

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Na aba “Inverter Grid-Connected” devem ser fornecidos os detalhes das entradas MPPTs e as faixas de rendimento do inversor, caso estejam disponíveis.

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Na aba “Material” clique em “Editar” para inserir informações complementares, como foto do produto, custo de compra e venda, disponibilidade, documentos e datasheets. Na sessão “Documentos” é possível atrelar o datasheet do produto ao item do banco de dados, em “Símbolos” é possível definir qual o símbolo e desenho que o programa utilizará para aquele produto nos diagramas unifilares e multifilares.

Embora nenhum destes campos dentro de “Material” sejam obrigatórios para a simulação, recomenda-se preenchê-los, pois os mesmos podem ser utilizados na elaboração da documentação técnica, criação de lista de materiais e análises econômicas.

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Como cadastrar inversores no banco de dados do SOLergo?

Para finalizar a inserção basta clicar em “Ok”. Em apenas poucos minutos e com passos simples, o inversor já estará cadastrado e pronto para uso no projeto. O Canal Solar oferece um curso de projetos de sistemas fotovoltaicos com os softwares PVSyst e SOLergo. Para mais informações acesse nossa página de cursos.

Foto de Mateus Vinturini
Mateus Vinturini
Especialista em sistemas fotovoltaicos e engenheiro eletricista graduado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Entusiasta de ciências e tecnologia, com experiência no ramo da energia solar, tanto no âmbito comercial como em projeto, dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.