29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

TW Solar lança módulos fotovoltaicos com tecnologia TNC

Empresa apresentou ao mercado a série G12R, que adota a tecnologia Tongwei N-passivated Contact Cell, com células de silício retangulares

Autor: 27 de dezembro de 2023Lançamentos
3 minutos de leitura
TW Solar lança módulos fotovoltaicos com tecnologia TNC

Painel solar com tecnologia TNC. Imagem: TW Solar/Divulgação

A TW Solar lançou para o mercado fotovoltaico a série de módulos G12R, com tecnologia de células de alta eficiência TNC (Tongwei N-passivated Contact Cell).

De acordo com a empresa, os produtos possuem potência entre 500W e 600W e mais de 4,14% de eficiência em relação ao modelo P-Type na versão de 182mm.

“Atualmente, a eficiência média das células TNC na produção em massa é de 26,2%, que tem vantagens de desempenho, como alta bifacialidade, baixa atenuação, técnicas de corte não destrutivas e melhor coeficiente de temperatura”, destacou a fabricante.

Desde 2020, a Tongwei iniciou um P&D (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento) das células TNC de forma independente. Em novembro de 2022, por exemplo, tal tecnologia foi incluída como uma das dez principais tecnologias inovadoras no prêmio “Zero Carbon China”.

Célula de silício retangular

Em termos de design, os produtos da série G12R são otimizados com base nas soluções tradicionais de 182mm. “Segundo os métodos de transporte convencionais, mantém-se uma largura do módulo de 1134mm, enquanto o comprimento do painel é aumentado de 2278mm para 2382 ± 2mm, maximizando a utilização de espaços dos containers e reduzindo os custos de transporte em 4%”, ressaltaram.

Demais características da série

Outro ponto enfatizado pela TW Solar é que os custos de BoS (Balance of System) diminuíram em 3,07% e os de LCOE (Custo Nivelado de Energia) diminuíram em 4,37%. “A melhoria dos produtos da série G12R não só reduz o custo total do produto, mas também aumenta sua relação custo-benefício”.

Sob as mesmas condições de geração de energia, conforme a companhia, a área de uso dos módulos da série G12R é reduzida em 8,73% em comparação com os painéis da versão de 182mm, o que cria maior valor do produto para os clientes.

“A versão G12R-66, por exemplo, atende às necessidades diversificadas de grandes centrais fotovoltaicas instaladas em diferentes cenários, bem como a versão G12R-48, que é aplicável para uso residencial, industrial e comercial”, concluiu a empresa.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.