4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

UFRGS inaugura usina fotovoltaica no Campus Litoral Norte

A primeira usina solar da universidade recebeu investimento de R$ 1,7 mi do Programa EnergIF

Autor: 18 de agosto de 2023Projetos
2 minutos de leitura
UFRGS inaugura usina fotovoltaica no Campus Litoral Norte

Foto: Gustavo Diehl

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) inaugurou, na última quinta-feira (10), a sua primeira usina fotovoltaica. A instalação está localizada no Campus Litoral Norte, no município de Tramandaí (RS).

A usina Mulheres na Energia Solar tem capacidade de geração de aproximadamente 300 kWp, contando com 996 módulos fotovoltaicos.

O investimento total é de R$ 1,7 milhão, financiado pelo EnergIF (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) do MEC (Ministério da Educação), por meio da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Aline Cristiane Pan, docente do curso de engenharia de gestão de energia e doutora em energia solar fotovoltaica, é a coordenadora e supervisora oficial do projeto. A profissional destacou que a instalação da usina é um marco histórico para a UFRGS.

“Além de ser um avanço na busca por energia limpa, é também símbolo de equidade e empoderamento, e uma importante devolução à sociedade dos recursos públicos aplicados na universidade”, ressaltou.

A execução do projeto também contou com a colaboração da Liane Ludwig Loder, ex-diretora geral do Campus Litoral Norte; da engenheira da Superintendência de Infraestrutura da UFRGS e fiscal do contrato, Ruane Fernandes de Magalhães, e da professora Juliana Klas.

O projeto também contou com a participação da equipe multidisciplinar de servidores da universidade.

Docentes, técnicos e alunos da UFRGS durante cerimônia de inauguração. Foto: UFRGS

Na cerimônia de inauguração participaram da inauguração docentes, técnicos e alunos da UFRGS e representantes de autoridades e da comunidade, incluindo o representante da fornecedora de equipamentos fotovoltaicos Fronius, Paulo Fernando Alves Filho.

Além disso, também estiveram presentes Zelmute Marten, representante da Frente Parlamentar Micro e Minigeração Distribuída de Energia e Rafael Machado da Rosa,  presidente da Câmara de Vereadores de Tramandaí.

Segundo Felipe Comunello, diretor do Campus Litoral Norte, as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão que a nova usina oferece contribuem para um mundo mais sustentável.

Área das instalações fotovoltaicas do Campus Litoral Norte. Foto: Francisco Milanez/UFRGS TV

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.