A presença da energia solar para trazer mais economia tem sido cada vez mais presente no segmento de hotelaria no Brasil. E quando a fonte fotovoltaica está integrada ao armazenamento de energia por meio de baterias, o grande benefício é a autonomia energética.
Este é o caso do hotel bolha EcoParque das Aves, localizado em Botucatu (SP). O espaço conta com um sistema on-grid retrofit da PHB Solar, instalado em estrutura carport.
“Desafio é a palavra que lembramos quando o Marcio procurou a Ecosolar para realizar o projeto do Eco Parque das Aves”, conta Cláudio Gianina, diretor comercial da Ecosolar Energia Solar.
“Além da geração própria de energia, que contribui com a preservação do meio ambiente, temos o sistema retrofit, que supre a necessidade de alimentação elétrica ininterrupta do mecanismo de funcionamento dos hotéis bolhas”, relata.
“Cada uma das estruturas dos hotéis bolhas utiliza uma turbina de ar para mantê-las infladas 24 horas por dia, além de outros pontos de energia prioritários”, explica Ricardo Nascimento, diretor operacional da Ecosolar Energia Solar.
“Com isso, no momento de falta de energia da concessionária, o sistema retrofit entra em operação e, se isso acontecer no período diurno, os módulos continuam gerando energia trabalhando junto com o inversor retrofit. Caso a falta de rede aconteça no período noturno, as baterias assumem e alimentam a carga”, acrescenta.
Hoje, o espaço conta com um sistema trifásico de 20 kW de potência instalada em uma estrutura carport de 54 módulos fotovoltaicos. Já o sistema backup é de 15 kW.
De acordo com a PHB, o nobreak solar retrofit possibilita que os clientes tenham seu sistema on-grid com uma solução de backup, ficando um inversor off-grid alimentando a carga na falta da rede e aproveitando os módulos já instalados no telhado.
Saiba mais
Atualmente, além dos pequenos projetos, a PHB consegue atender clientes com cargas elevadas de até 45 kW, com operação contínua, mesmo com a falta da rede, e com a geração de créditos na concessionária.