A Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizada em Anápolis, inaugurou, nesta quarta-feira (9), uma usina fotovoltaica com 11.760 módulos em uma área de 100.000 m².
O evento, que começou a partir das 9h, teve a presença de autoridades como Fernando Navarrete, presidente da CelgPAR, e Antonio Cruvinel Borges Neto, reitor da universidade.
O projeto – financiado pela CelgPAR, que é uma sociedade de economia mista e de capital autorizado cujo acionista majoritário é o Estado de Goiás – tem prioridade na redução dos gastos com energia elétrica.
O empreendimento já está em funcionamento, com capacidade de geração de 12.633 MWh/ano, o que projeta uma economia de 64,5% nas contas de luz do campus da universidade e também da Secretaria da Educação do Estado.
CelgPAR anuncia construção de usinas fotovoltaicas no Sul de Goiás
O impacto energético na planta é suficiente para abastecer mais de três mil residências de médio porte, além de proporcionar benefícios ambientais como a plantação de mais de sete mil árvores ou a remoção de 370 veículos das ruas.
“Aqui, teremos um laboratório vivo para estudos e práticas em energias renováveis, ampliando ainda mais o papel da UEG como protagonista em inovação e sustentabilidade”, disse o reitor.
Ele ainda ressaltou que a iniciativa reflete os princípios fundamentais da universidade pública: compromisso com o desenvolvimento sustentável, a aplicação de ciência para melhorar a qualidade de vida e cidadania dos estudantes.
O investimento no projeto, superior a R$ 30 milhões, foi celebrado pelo presidente da CelgPAR. “Desde o início de sua gestão, o governador Ronaldo Caiado tem dado apoio firme às iniciativas de energia solar, reconhecendo o grande potencial de Goiás nesse campo”.
“Essa inauguração é um marco importante em um projeto maior que se preocupa com a eficiência energética nos órgãos de administração de estado, e vai gerar uma grande economia à UEG e à Secretaria de Educação”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.