14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Usina solar flutuante de 1,2 MWp entra em operação no interior de MG

Empreendimento conta com capacidade para atender 1,25 mil famílias em 21 municípios do estado

Autor: 17 de março de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Usina solar flutuante de 1,2 MWp entra em operação no interior de MG

Nova usina solar flutuante ocupa uma área de 11 mil metros quadrados em Grão Mogol (MG). Foto: Divulgação/Creral

O consórcio gaúcho formado pela Creral de Erechim e Mil Engenharia de Tapejara finalizou, nesta semana, a construção de uma usina solar flutuante sobre o lago da PCH de Santa Marta, no município de Grão Mogol (MG). 

Denominada de UFV Veredas Sol e Lares, o empreendimento de GD (geração distribuída) já está em operação, com potência instalada de 1,2 MWp e com capacidade para atender 1,25 mil famílias em 21 municípios das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.

A usina é de propriedade da Aedas (Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social) e contou com recursos do programa de P&D da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). 

Ao todo, a nova usina solar flutuante ocupa uma área de 11.000 m2 sobre o lago, onde opera com 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e de filme fino, além de mais 7,6 mil flutuadores e 60 mil metros de cabos.

A casa de força localizada na margem da represa conta com 14 inversores, transformadores e chaves de proteção. 

A energia gerada é lançada em média tensão no sistema de distribuição da Cemig até chegar nas casas das famílias cadastradas. 

A montagem começou em setembro de 2022 e após finalizar e colocar a usina em funcionamento, o consórcio ainda ficará responsável por operar a usina por um ano, período em que uma equipe será preparada para continuar a operação.

Veja também:

De acordo com o presidente da Creral, Alderi do Prado, a ideia da empresa agora é também inaugurar outras usinas de energia solar flutuante em outras localidades do Brasil. 

“Temos sete usinas hídricas em operação e outras em construção e projetos. Com o conhecimento que adquirimos temos agora a possibilidade de também implementar a geração híbrida utilizando a lâmina d’água das nossas usinas, o que pode aumentar muito a nossa capacidade de geração”, destaca Alderi.

A Creral é uma cooperativa que distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e atua na geração operando 15 usinas hídricas, solares e térmicas. A Mil Engenharia, por sua vez, atua em projetos elétricos, automação industrial e manutenção elétrica.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.