Usina solar flutuante offshore de 7,5 MW é inaugurada na China

Operação em mar aberto amplia utilização da energia solar no país asiático
1 min 20 seg de leitura
Usina solar flutuante offshore de 7,5 MW é inaugurada na China
Usina solar flutuante offshore instalada no município de Qingdao. Foto: PRNewsfoto/SINOPEC)/Reprodução

A China acaba de colocar em operação uma usina de energia solar flutuante de 7,5 MW em mar aberto (offshore). O projeto foi desenvolvido pela China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec), em parceria com o governo da província de Shandong e o município de Qingdao.

A estrutura ocupa uma área de aproximadamente 60.000 m2 em uma zona costeira diretamente conectada ao mar. A expectativa é que a planta gere 16,7 milhões de kWh de eletricidade limpa por ano, o suficiente para evitar a emissão de cerca de 14 mil toneladas de carbono anualmente.

Diferente das tradicionais usinas solares flutuantes em águas calmas, com lagos ou reservatórios, o projeto opera em ambiente marinho, sujeito a acomodar variações de marés de até 3,5 metros, salinidade e ventos intensos.

Para vencer esses desafios, a empresa desenvolveu três soluções tecnológicas principais:

  • Flutuadores resistentes à corrosão e à incrustação marinho;
  • Sistema de ancoragem subaquático capaz de suportar ventos de até 13 níveis na escala de Beaufort;
  • Design otimizado para manutenção, com inspeção simplificada dos painéis e cabos próximos à superfície da água.

Expansão da energia solar flutuante avança no reservatório Billings

A estrutura inovadora também incorpora um sistema que permite aos painéis se ajustarem às elevações das marés, mantendo uma distância de apenas um décimo em relação à água, em comparação às estruturas convencionais em estacas.

Esse resfriamento natural melhora a eficiência de geração entre 5% e 8%, reduzindo os custos operacionais e de manutenção. Os próximos passos incluem a ampliação da capacidade instalada para 23 MW.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.