Usina solar será instalada em barragem mais alta da Europa

Está prevista a instalação de 6.000 módulos solares fotovoltaicos que permitem cobrir uma área de 10.000 metros
2 minuto(s) de leitura

A construção de uma usina solar na barragem de Muttsee, na Suíça – a mais alta da Europa, situada a 2.500 metros acima do nível do mar – foi aprovada pelas autoridades helvéticas. As obras terão início no verão de 2021.

De acordo com a Axpo, empresa suíça responsável pelo projeto, a usina terá uma capacidade instalada de 2 MW e produção anual de eletricidade de 2,7 GWh.

Está prevista a instalação de 6.000 módulos solares fotovoltaicos que permitem cobrir uma área de 10.000 metros quadrados na vertente sul da barragem.

As temperaturas mais baixas, que aumentam o desempenho das placas, o efeito reflexivo da neve e a ausência de neblina são algumas das condições favoráveis apontadas para a instalação da usina.

20200416 canal solar imagem usina dentro suiçaA usina solar será construída na barragem de Muttsee, na Suíça – a mais alta da Europa.

Outra vantagem é o fato de esse novo projeto poder aproveitar a rede de transmissão da hidrelétrica, a Linthal 15, que funciona como uma espécie de “bateria” que equilibra as oscilações das fontes de energia solar e eólica integradas à rede energética da Europa.

Segundo a Swisssolar, associação que representa as empresas de energia solar fotovoltaica da Suíça, o país precisa de 50 GW para atender seu consumo de forma sustentável no futuro. Portanto, a construção da usina solar vertical na barragem de Muttsee pode ajudar na transformação energética do país.

 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal