Após dez meses de testes, o Escritório Federal de Transportes da Suíça aprovou a instalação da primeira usina de energia solar removível do país entre os trilhos de uma ferrovia.
O projeto da startup suíça Sun-Ways, que está em fase piloto, busca integrar tecnologia solar às infraestruturas ferroviárias utilizando o espaço entre os trilhos para instalar usinas de energia, sem interferir no tráfego dos trens.
O projeto piloto Buttes (NE) está previsto para ser lançado na primavera de 2025 em uma seção próxima à estação Buttes, na Suíça. O projeto consiste na instalação de 48 painéis solares de 380 W, distribuídos em 100 metros lineares e cobrindo uma área de 100m².
A potência instalada será de 18 kWp. Toda a energia gerada será injetada diretamente na rede local. O custo atualizado do projeto piloto é de 585 mil francos suíços.
Em 2023, a empresa propôs o aproveitamento do espaço entre os trilhos de trens, prometendo transformar 1,3 milhões de quilômetros de vias férreas em centrais elétricas com energia solar. A Sun-Ways realizou uma série de testes para comprovar a viabilidade técnica do projeto. Atualmente, os protótipos de painéis nos trilhos suportam velocidades de trem de até 150 km/h.
“Um relatório de especialistas indica que o dispositivo Sun-Ways permanece perfeitamente estável quando os trens passam a até 150 km/h e é resistente a ventos de até 240 km/h. No trecho escolhido para o projeto piloto, a velocidade máxima é de 70 km/h”, afirmou a empresa.
Segundo a empresa, essa tecnologia pode ser instalada manualmente ou mecanicamente por meio de uma máquina ferroviária projetada pela Scheuchzer SA, que permite a instalação de até 1.000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos por dia. Além disso, toda a usina solar pode ser removida sem interferir nos trabalhos de manutenção.
Para Baptiste Danichert, cofundador da Sun-Ways, as redes ferroviárias da Suíça podem produzir cerca de 1 TWh de eletricidade por meio de fontes solares todos os anos. Isso equivale a 30% do consumo total de eletricidade das empresas de transporte público no país.
Testes de carga e de reação à expansão dos trilhos com a mudança de temperatura ainda serão realizados no projeto piloto e, após a conclusão desta fase, a Sun-Ways seguirá a implementação em uma linha mais longa.
A instalação da usina solar e as conexões elétricas à rede local serão realizadas na primavera de 2025 pela Viteos, distribuidora de eletricidade no cantão de Neuchâtel, e pela DG-Rail, empresa especializada em instalações elétricas ferroviárias.
A empresa está trabalhando junto com autoridades e reguladores para garantir o cumprimento de todas as normas operacionais e de segurança, além de garantir a maximização da eficiência e maior durabilidade em condições reais.
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