19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Usina zero grid com 552 painéis solares é inaugurada no Piauí  

Projeto ocupa área de 2.637 m² e possui uma capacidade de geração de 39.186 kWh por mês

Autor: 18 de maio de 2023maio 29th, 2023Brasil
2 minutos de leitura
Usina zero grid com 552 painéis solares é inaugurada no Piauí  

Usina zero grid instalada na Fazenda Canel. Foto: Divulgação

O Grupo Pacto Energia inaugurou, nesta quarta-feira (17), uma usina de energia solar zero grid com 552 módulos fotovoltaicos na cidade de Uruçuí, no sul do estado do Piauí. 

O projeto – encomendado pela Fazenda Canel – ocupa uma área de 2.637 m² e possui uma capacidade de geração de 39.186 kWh por mês, o equivalente a cerca de 470.236 kWh por ano. 

Além disso, conta com a presença de dois inversores inteligentes, que desempenham um papel no controle e na otimização da produção de eletricidade.

Esses inversores ajustam automaticamente a geração de energia de acordo com o consumo em tempo real, garantindo assim eficiência e maior aproveitamento da energia gerada no local.

O investimento total do projeto foi de R$ 1,5 milhão e contou com a participação de 10 profissionais para sua instalação, desde engenheiros eletricistas até instaladores especializados. 

O que é uma usina solar zero grid?

Uma usina solar zero grid é uma planta no qual não há injeção de energia gerada na rede da concessionária, sendo toda energia consumida na área de instalação. 

No caso da nova usina piauiense toda a energia será utilizada para abastecer a fábrica e instalações da fazenda, com monitoramento e regulação da produção em tempo real através de inversores e softwares.

Com a operação dessa usina solar zero grid, espera-se que a demanda de energia elétrica seja suprida de forma limpa e sustentável, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Leia também:

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Um comentário

  • Icaro disse:

    Quais equipamentos foram utilizados no projeto ? Se possível nos enviei mais detalhes se foi totalmente off-grid ou se foi homologado com referência de rede da concessionária local com zero injeção ! Grande abraço

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.