17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Município do Maranhão concede desconto no IPTU para residências com solar

Isenção parcial do imposto será de 20% e o valor do desconto não pode ser superior a R$ 1.000,00

Autor: 17 de maio de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Município do Maranhão concede desconto no IPTU para residências com solar

Foto: Reprodução/Prefeitura de Imperatriz (AM)

Mais um município brasileiro passou a oferecer descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para moradores que possuam sistemas de energia solar instalados em suas residências. A iniciativa, desta vez, foi oficializada pela Prefeitura de Imperatriz (MA). 

A isenção parcial no município será de 20% e vale para os imóveis com sistema de geração que tenham capacidade para atender ao menos 70% da média mensal de consumo de energia elétrica do imóvel, referente aos últimos seis meses anteriores à solicitação de desconto.

O benefício concedido é lançado anualmente sobre o valor do IPTU e o desconto não pode ser superior a R$ 1.000,00, segundo o governo municipal. O requerimento vale por um período único de cinco anos. 

A medida do desconto concedido pela Prefeitura, por meio da Sefazgo (Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária), faz parte do Novo Código Tributário de Imperatriz.

Leia também:

Josafan Bonfim, secretário da Sefazgo, explica que não há complicações para executar o pedido, desde que os interessados cumpram os critérios e apresentem as documentações necessárias. 

Segundo ele, para solicitar o desconto os moradores precisam preencher a solicitação padrão no Portal do Contribuinte ou ir presencialmente na sede da Sefazgo, portando um documento que identifique o número da inscrição imobiliária, cópias do CPF e RG do proprietário, bem como do talão de fatura de energia. 

Dúvidas sobre o assunto podem ser enviadas à secretaria por meio do WhatsApp (99) 98172-5775 ou pelo e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.