16 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Usinas solares irão abastecer 716 antenas da TIM

A operadora de telefonia, em parceria com a Enel X, anunciou a construção de duas plantas fotovoltaicas na Bahia

Autor: 29 de março de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Usinas solares irão abastecer 716 antenas da TIM

 A TIM, em parceria com Enel X Brasil, anunciou o início das obras para construção de duas usinas solares, localizadas em Ibititá e América Dourada, na Bahia. 

A expectativa é de que as plantas, disponíveis para a operadora de telefonia por um período de 15 anos, estejam em operação no segundo semestre deste ano.

Somados, todos os empreendimentos da companhia, alguns em desenvolvimento desde abril de 2020, contarão com mais de 24 mil painéis fotovoltaicos e vão atender a 716 antenas da empresa na área de concessão da Coelba. 

Este é o maior projeto de geração de energia para um cliente Enel X na América Latina, e terá capacidade de 9,919 MWp.

“O negócio de construção de usinas em geração distribuída continua sendo um dos focos da estratégia da Enel X no Brasil, e a região Nordeste tem se destacado no desenvolvimento de projetos deste tipo, graças à abundância de recursos naturais, como a luz solar, ao longo de todo o ano”, disse Francisco Scroffa, responsável pela Enel X no Brasil. 

“Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas, principalmente, para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população”, destacou Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da companhia.

TIM e Enel X apostam em energia solar

Atualmente, a operadora conta com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação e pretende chegar a 60 unidades em 2022, com geração mensal de 38 GWh.

Leia mais: Tim fecha parceria com EDP para construir usinas solares em SP

Em 202, a TIM encerrou o ano com 74,5% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis e tem como meta alcançar mais de 90% até 2025.

Já a Enel X, com a construção das plantas de geração GD (distribuída fotovoltaicas) para a TIM, atingiu 27,1 MWp em projetos de energia solar voltados para clientes industriais.

Leia mais: Enel X assina acordo para fornecer soluções inteligentes no Brasil

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.