O dimensionamento de um sistema fotovoltaico nada mais é que um estudo das especificidades do local em que a tecnologia será implementada, bem como a identificação e a escolha de quais equipamentos deverão ser utilizados na produção de energia. Ou seja, consiste no planejamento da instalação de uma usina solar.
Para ajudar nesse processo, pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo) criaram um aplicativo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos disponível na Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).
Segundo os docentes, aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletricidade. Para isso, basta o usuário indicar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.
“A partir dessas informações, o app determina a potência fotovoltaica, o número de módulos e sugestão de inversor fotovoltaico. Também é fornecida a energia mensal gerada mês a mês, as toneladas de CO2 anuais evitadas pelo uso do sistema e o número de árvores equivalente”, explica o professor Elmer Pablo Tito Cari, um dos criadores da ferramenta ao lado de Nílson Takayuki, engenheiro eletricista formado na USP em São Carlos.
2 respostas
Qual o nome do aplicativo?
Olá, Abner, bom dia, tudo bem? O nome do aplicativo é “Curso Solar USP”, disponível na Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).