Valmont anuncia aquisição das ações majoritárias da Solbras

Fundada em 2013, a Solbras possui mais de 400 usinas instaladas ou em processo de comissionamento no Brasil

A Valmont, fabricante de equipamentos de irrigação, anunciou nesta quarta-feira (3) a compra de ações da empresa Solbras – Energia Solar do Brasil. Com a aquisição, a multinacional se tornar sócia majoritária no negócio.

A Solbras, que tem atuação destacada no mercado de energia solar, tem sedes em São João da Boa Vista (SP) e Goiânia (GO) e atua em todo território brasileiro. A empresa atua na elaboração, tramitação, aprovação e instalação de projetos técnicos detalhados e na assessoria com obtenção de crédito para a realização das usinas FV.

Usina Inacio Ruaro foi concluída no município de Primavera do LestaUsina solar de 1,3 MWp entregue pela Solbras no município de Primavera do Lesta (MT). Crédito: Solbras

João Rebequi, vice-presidente da Valmont, responsável pela América Latina, destaca que a compra de ações da Solbras visa a expansão internacional da empresa e a promoção de uma energia limpa e sustentável. “A energia solar já é uma realidade estratégica, sendo fundamental em projetos que buscam a eficiência e a sustentabilidade. A Solbras é uma empresa brasileira com forte atuação no mercado local. Queremos levar essa expertise para os outros países da América Latina e, claro, em médio prazo, promover globalmente a tecnologia”, ressaltou Rebequi.

Além disso, o diretor-presidente da Valmont, Renato Silva, afirma que a energia fotovoltaica traz diversos benefícios para a automação de sistemas de irrigação, além de assumir um papel importante para a redução do impacto ambiental. “Os produtores intensificam a qualidade de sua produção, economizando energia elétrica e reduzindo a utilização de água. É grande o potencial econômico, eficaz e sustentável. A Valmont já incentivava a sua utilização, através da parceria com a Solbras e, agora, passa a entregar a tecnologia diretamente ao irrigante”, comentou.

Fundada em 2013, a Solbras possui mais de 400 usinas instaladas ou em processo de comissionamento no Brasil. Para Geraldo Afonso Dezena da Silva, diretor-presidente da Solbras, a operação marca uma nova e importante fase na história da empresa e da energia fotovoltaica no mundo. “Sob o comando da Valmont e a força que ela tem globalmente, conseguiremos impulsionar o mercado e valorizar a importância da energia solar para o agronegócio e todos os setores da economia. A Solbras assume, sem dúvida, uma maturidade mercadológica importante e decisiva para o avanço da tecnologia”, declarou.

Para Jonas Proença, diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, a transação permitirá que a empresa invista em soluções para o mercado fotovoltaico brasileiro e internacional. “Esse investimento faz com que a Valmont amplie o seu portfólio, entregando, através da sua rede de vendas espalhada por todo o país, um pacote completo de soluções: nossa moderna tecnologia de pivôs centrais caminhando junto da sustentabilidade oferecida pela energia solar”, destacou.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal