[gtranslate]

Venda de carros elétricos cresce 147% em fevereiro

No total, foram 3.345 emplacamentos. Já no mesmo período de 2021 foram 1.389 veículos comercializados
11-03-22-canal-solar-Venda de carros elétricos cresce 147% em fevereiro
Alta foi puxada pelos híbridos (68% do total dos eletrificados. Foto: Envato Elements

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de carros eletrificados no Brasil tiveram o melhor mês de fevereiro da série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

No total, foram 3.435 emplacamentos, o equivalente a um aumento de 147% sobre fevereiro de 2021 (1.389) e de 34% sobre janeiro de 2022 (2.558).

Corresponde também a 2,8% das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, que foram de 120.192.

Em janeiro, por exemplo, o market share dos eletrificados foi de 2,2%. Em 2021 (janeiro a dezembro), de 1,8%.

Esses números referem-se à soma de automóveis, comerciais leves e utilitários/SUV híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (BEV).

Segundo a ABVE, em fevereiro, mais uma vez o mercado foi puxado pelos híbridos (68% do total dos eletrificados), especialmente os híbridos flex a etanol (60%).

Considerando somente os elétricos plug-in, os mesmos ficaram com 20% das vendas do segmento e os 100% elétricos com 12%, com um total de 1.091 unidades emplacadas no mês passado, ou 0,9% de market share.

Leia mais

Análise sobre o mercado

Para Adalberto Maluf, presidente da ABVE, as vendas no Brasil estão crescendo. “Entretanto, se compararmos só os veículos elétricos, o Brasil emplacou apenas 0.9% do total em fevereiro”.

Maluf comparou esse percentual com o da Alemanha, por exemplo, cujas vendas de elétricos saltaram de 3% do mercado local em 2019 para 26% em 2021 (25% em fevereiro de 2022).

Na China é possível também ver uma curva de crescimento. As vendas de veículos de BEVs + PHEVs atingiram 13% do mercado do país em 2021. Na Europa, esse market share chegou a 17% no ano passado. Nos Estados Unidos, a 4%.

Segundo a ABVE, o mercado global de elétricos leves (BEV + PHEV) alcançou 8,3% das vendas totais, com 6,7 milhões de carros vendidos em 2021.

No Brasil, no ano passado, as vendas de eletrificados foram de 34.990 unidades, incluindo os HEV, ou 1,8% do total. “Esse cenário deve se transformar num desafio para a inserção das fábricas brasileiras nas cadeias produtivas globais”, acrescentou Maluf.

“Se não avançarmos muito mais na eletrificação do transporte, correremos o risco de ver mais fechamentos de parques produtivos no Brasil”, ressaltou.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.