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A importância da área comercial para o sucesso de uma empresa de energia solar é indiscutível, seja esta uma integradora, consultoria, instaladora ou ainda distribuidora.
E o vendedor é a peça chave para o bom desempenho comercial. Seja qual for a sua estratégia de marketing, ao final de um processo de captação de leads, é o vendedor quem vai selar ou não essa venda.
O mercado solar tem mudado constantemente, seja pelas regras que ditam o caminho legal de atuação como a Lei 14.300/2022, a imprevisibilidade das tratativas das distribuidoras, as incertezas econômicas do país, etc.
A tecnologia avança rapidamente, painéis dobram de potência, baterias de lítio são uma realidade, pode-se contratar energia solar por assinatura. O que até ontem era novidade, hoje já não é.
E, há outro agente de mudança, menos aparente, mas crucial, que tem afetado diretamente o faturamento de muitas empresas, e esse agente é o consumidor. A forma como o consumidor brasileiro enxerga a energia solar tem exigido de todos os profissionais do mercado uma nova forma de trabalho.
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Uma resposta
Prezados senhores, uma empresa para ter sucesso preicisa ter capacidade de cumprir o ciclo PDCA que significa planejar, executar, fiscalizar ou acompanhar e retroalimentar com as correções necessárias para atingir os objetivos com a respectivas metas planejados. Acabou-se o tempo do improviso e o famoso “jeitinho brasileiro” que funcionam em situações especialíssimas, por exemplo,como no nosso já não muito decantado futebol. Então, com o sugirmento da IA (inteligência artifcial), que não preencher os tais pré-rquisitos não permanecerá no mercado, independente do tamanho e serviços prestados por uma determinada instituição. Por enquanto, a criativa ainda funciona como uma diferencial que a IA ainda não pode substituir. Os cientistas da área e os estudiosos do tema afirmam que esse dia chegará. Quem viver verá!