GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado & Investimentos

WEG entrega microgrid para indústria que precisava ampliar carga sem ampliar demanda contratada

Instabilidade da rede e alto custo com diesel aceleraram a adoção de uma solução híbrida para garantir previsibilidade operacional

WEG entrega microgrid para indústria que precisava ampliar carga sem ampliar demanda contratada

Foto: Canal Solar

Durante painel no 3º Encontro Nacional de Energia Solar, o diretor de Solar, BESS e Building da WEG, Harry Neto, apresentou um case que ilustra uma dor crescente na indústria brasileira: a dificuldade de expandir produção quando a demanda contratada com a concessionária chega ao limite.

A empresa atendida pela WEG buscava aumentar sua operação, mas esbarrava em três fatores: instabilidade da rede, alto custo com diesel e impossibilidade de ampliar a demanda junto à distribuidora.

A alternativa foi construir um sistema próprio de geração — totalmente behind the meter (BTM) — combinando usina solar e baterias.

Segundo ele, casos como esse ainda passam despercebidos no setor, mas são recorrentes.

“Muitas vezes a indústria não aumenta a produção porque não consegue elevar a demanda contratada ou não quer conectar um novo sistema via GD3, arcando com tributos. Nesse caso, a solução foi manter tudo atrás do medidor: solar e armazenamento trabalhando de forma integrada”, destacou.

Bateria é um empilhamento de receita no mercado, diz diretor da WEG

No projeto apresentado, o cliente já operava no mercado livre, o que facilitou a adoção de um sistema isolado da rede no ponto de vista regulatório.

O objetivo era garantir autonomia energética, reduzir os gastos com diesel e criar condições para ampliar a linha produtiva. A solução WEG empregada foi o uso de energia solar e BESS com operação integrada. A empresa instalou:

  • 3 MWp de geração solar, variáveis conforme a demanda;
  • 2 MW / 5 MWh de BESS (baterias);
  • Integração com gensets já existentes;
  • Sistema completo de monitoramento e controle das fontes de energia;
  • Implementação em modelo full EPC, conduzido pela WEG.

De acordo com Harry Neto, com a microgrid, a indústria passou a contar com energia adicional confiável, sem a necessidade de negociar expansão de demanda com a concessionária e sem custos associados ao modelo de GD3.

Harry destacou ainda que a demanda por soluções desse tipo cresce especialmente em indústrias intensivas em energia e em mineradoras, que muitas vezes operam longe dos centros de carga.

“Mineradoras, por exemplo, têm muitos casos semelhantes porque estão distantes das redes principais. O BESS, combinado com geração solar behind the meter, garante estabilidade, confiabilidade e permite expansão sem depender da distribuidora”, explicou.

Ele também ressaltou que este projeto reforça uma tendência observada pelo mercado: sistemas híbridos, que combinam solar, baterias e geração de backup, têm se consolidado como alternativa viável para empresas que precisam crescer, mas enfrentam barreiras de infraestrutura elétrica.

Ainda segundo ele, com a expansão do mercado livre, o avanço das baterias e a pressão por redução de custos operacionais, soluções de microgrid estão se tornando estratégicas para setores produtivos.

“Este case apresentado mostra como a combinação de autogeração e armazenamento pode destravar investimentos e garantir competitividade energética”, completou.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Ericka Araújo
Sobre o autor
Ericka Araújo

Gerente de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.