10 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,8GW

Whirlpool inaugura sua 1ª fazenda solar em Joinville (SC)

A estimativa de geração da companhia é de aproximadamente 56 MWh por ano

Autor: 23 de junho de 2023Projetos
2 minutos de leitura
Whirlpool inaugura sua 1ª fazenda solar em Joinville (SC)

A energia gerada atenderá o berçário e o centro de treinamentos da empresa. Foto: Divulgação

A Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, inaugurou na tarde de quinta-feira (22) sua primeira fazenda solar no Brasil, na unidade de Joinville (SC). O sistema conta com cerca de 100 módulos fotovoltaicos e a estimativa de geração é de aproximadamente mais de 56 MWh por ano.

A energia gerada atenderá o berçário e o centro de treinamentos da empresa. “Temos um forte compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) há mais de 60 anos, e essa iniciativa se conecta ao compromisso global de nos tornarmos Net Zero até 2030”, afirma Guilherme Marcondes, diretor de Manufatura da Unidade da Whirlpool em Joinville.

Segundo a empresa, a instalação da fazenda solar se soma a outras iniciativas na frente Ambiental, como o uso de 100% energia limpa e certificada nas Unidades no Brasil – em Joinville, previsto para 2024 – ao marco de Zero Resíduos para Aterro em todas as plantas do mundo, sendo o Brasil pioneiro, desde 2015; e a gestão hídrica, que alcançou a taxa de 98% de recirculação de água no processo produtivo.

“Neste ano, vamos completar 73 anos na cidade, sendo a planta mais antiga da Whirlpool no Brasil. Somos quase 6 mil colaboradores, responsáveis por produzir refrigeradores, freezers, purificadores de água e máquina de bebidas, além de concentrar globalmente nosso maior pólo de produção e pesquisa de refrigeração doméstica, com exportações para mais de 45 países”, complementa Marcondes.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.