GC Solar 22,51 GW GD Solar 49,74 GW
Projetos & Aplicações

Whirlpool inaugura sua 1ª fazenda solar em Joinville (SC)

A estimativa de geração da companhia é de aproximadamente 56 MWh por ano

Canal Solar Whirlpool inaugura sua primeira fazenda solar em Joinville (SC)

A energia gerada atenderá o berçário e o centro de treinamentos da empresa. Foto: Divulgação

A Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, inaugurou na tarde de quinta-feira (22) sua primeira fazenda solar no Brasil, na unidade de Joinville (SC). O sistema conta com cerca de 100 módulos fotovoltaicos e a estimativa de geração é de aproximadamente mais de 56 MWh por ano.

A energia gerada atenderá o berçário e o centro de treinamentos da empresa. “Temos um forte compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) há mais de 60 anos, e essa iniciativa se conecta ao compromisso global de nos tornarmos Net Zero até 2030”, afirma Guilherme Marcondes, diretor de Manufatura da Unidade da Whirlpool em Joinville.

Segundo a empresa, a instalação da fazenda solar se soma a outras iniciativas na frente Ambiental, como o uso de 100% energia limpa e certificada nas Unidades no Brasil – em Joinville, previsto para 2024 – ao marco de Zero Resíduos para Aterro em todas as plantas do mundo, sendo o Brasil pioneiro, desde 2015; e a gestão hídrica, que alcançou a taxa de 98% de recirculação de água no processo produtivo.

“Neste ano, vamos completar 73 anos na cidade, sendo a planta mais antiga da Whirlpool no Brasil. Somos quase 6 mil colaboradores, responsáveis por produzir refrigeradores, freezers, purificadores de água e máquina de bebidas, além de concentrar globalmente nosso maior pólo de produção e pesquisa de refrigeração doméstica, com exportações para mais de 45 países”, complementa Marcondes.

Ericka Araújo
Sobre o autor
Ericka Araújo

Gerente de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.