4 dicas para construir uma carreira profissional de sucesso

Jamais se esqueça de que a auto-responsabilidade é importante para o seu desenvolvimento

Na minha visão, a prática de mentoria deveria ser instituída desde a faculdade. Assim, no mundo corporativo essa colaboração mútua seria naturalmente melhor aceita e proveitosa.

Aqui não me refiro apenas ao movimento topdown, mas também à prática reversa, em que os jovens profissionais no início de suas carreiras também pudessem colaborar com os mais experientes, construindo assim pontes entre as gerações de profissionais, possibilitando a expansão da visão de todos e a capacidade de abrirmos nossas mentes para novas perguntas, respostas e perspectivas.

Por isso, hoje compartilho com vocês um pouco da minha experiência nesta jornada, por meio de dicas que foram e continuam presentes na minha trajetória e no dia a dia, o que me mantém em constante evolução.

Vamos juntos?

1) O primeiro passo, na minha visão, é fundamental. Antes de qualquer coisa tenha senso de propósito, não só de saber onde quer chegar, mas o mais importante: por que você quer isso?

Simon Sinek tem um TED muito interessante que vale a pena ser assistido, não só no início da carreira, mas em diversas épocas da vida, pois ajustamos objetivos e está tudo bem, desde que tenhamos propósito. Lá ele explica sobre o Golden Circle e como grandes líderes inspiram a ação.

2) Está começando sua carreira? Seja otimista e exercite sempre a gratidão. Enxergue e aprenda com os erros, veja-os como oportunidade para recomeçar de uma maneira ainda melhor!

3) Aceite as mudanças, seja flexível e mantenha o foco, lembrando sempre que, apesar de parecerem tarefas simples, elas exigem de nós, disciplina e autorreflexão diariamente. Afinal, não existe fórmula mágica e sim dedicação e coragem para sermos cada dia mais a nossa melhor versão.

4) Seja incansável em aprender mais sobre você, cultive a autoestima e confiança. Por mais difíceis que estejam os tempos, nunca deixe de acreditar na sua capacidade de superação!

Conte sempre com uma rede de apoio. Todo o mundo precisa de ajuda às vezes. Eu, por exemplo, conto com a minha família, amigos, fortaleço meus relacionamentos e, quando necessário, procuro ajuda profissional.

Dica bônus: jamais se esqueça de que a auto-responsabilidade é importante para o seu desenvolvimento. Sempre comece a reflexão por você e lembre-se: estamos em eterno treinamento, dia após dia.

E você? Se pudesse compartilhar uma dica ou uma reflexão hoje sobre o início de carreira, qual seria?

Imagem de Monalisa Gomes
Monalisa Gomes
Conselheira consultiva para ESG da Edmond. Atuou com CEO da Fronius no Brasil. Hoje, atua como facilitadora de aprendizado para o curso de Liderança em Inovação no MIT (Massachusetts Instituteof Technology). Mentora do programa de liderança feminina do "Nós por Elas". Membro do conselho consultivo do "Fórum da Diversidade e Inclusão" da CKZ Diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal