Brasil encerra janeiro atingindo 17 GW de potência em GD solar

Ao todo, já são mais de 1,63 milhão de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição
Brasil encerra janeiro atingindo 17 GW de potência em GD solar
Sistemas residenciais apresentam os maiores volumes de potência instalada no Brasil. Foto: JBB Energia Solar/Reprodução

A energia solar fechou o mês de janeiro em grande estilo: atingindo a marca de 17 GW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída no Brasil, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Trata-se de um volume que representa praticamente o dobro da potência acumulada no país em relação ao mesmo período do ano passado, quando o segmento, até então, encontra-se próximo de atingir a marca de 9 GW.

Atualmente, o Brasil conta no segmento de GD (geração distribuída) com mais de 1,63 milhão de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 2,12 milhões de UCs (unidades consumidoras).

Entre as classes de consumo, a residencial é a que apresenta os maiores volumes de potência instalada, com 8,37 GW, seguida pela comercial (4,83 GW), rural (2,48 GW) e industrial (1,13 MW).

A modalidade de geração na própria responde por 13,12 GW;  o autoconsumo remoto aparece com 3,79 GW; a compartilhada com 93,9 MW e múltiplas unidades consumidoras com 6,89 MW.

Já os estados líderes no segmento são: Minas Gerais, com cerca de 2,37 GW, seguidos por São Paulo (2,29 GW), Rio Grande do Sul (1,90 GW), Paraná (1,65 GW) e Mato Grosso (0,97 GW) nas cinco primeiras posições.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal