ONS registra recorde de demanda; 92,4% das renováveis atendeu pico instantâneo

Marca inédita de 101.860 MW foi alcançada dia 7 de fevereiro, às 14h15
Energia solar Canal Solar ANEEL abre consulta pública sobre regulamentação do Minha Casa, Minha Vida
A micro e minigeração distribuída contribuiu no suprimento para atender a carga

Em um cenário marcado por desafios sazonais e mudanças no padrão de consumo, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou, em 7 de fevereiro às 14h15, um novo recorde na demanda instantânea de carga do SIN (Sistema Interligado Nacional).

O pico alcançado foi de impressionantes 101.860 MW, superando a marca anterior registrada em 14 de novembro de 2023, que era de 101.475 MW.

O comportamento excepcional da carga foi atribuído a uma combinação de fatores, incluindo as elevadas temperaturas que afetaram diversas regiões do país e o retorno às aulas, resultando em um aumento significativo no consumo de energia.

Um aspecto notável desse recorde é o papel fundamental desempenhado pelas fontes renováveis no atendimento da demanda.

Naquele momento específico, as energias renováveis, em sua maioria representadas pela geração hidráulica e pela micro e minigeração distribuída, estavam responsáveis por suprir 92,4% da carga total.

Balanço de Energia Diário. Valores - MWmed. Fonte: ONS
Balanço de Energia Diário (07/02/2024). Valores – MWmed. Fonte: ONS

Esse feito ressalta a importância crescente das fontes limpas e sustentáveis no mix energético nacional, destacando a capacidade do Brasil em integrar e aproveitar sua matriz energética diversificada.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal