20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

A Renovação do futuro

O empresariado é uma importante engrenagem da economia, projeta o PIB e estimula o desenvolvimento social e econômico

Autor: 2 de agosto de 2021Opinião
A Renovação do futuro

As pessoas são feitas de histórias, as empresas também. Entusiasmo e disposição para adentrar no mundo dos desafios que o empreendedorismo apresenta, do desejo de oferecer um produto ou serviço e testar, a cada dia, a resiliência.

Considero o empresariado como uma importante engrenagem da economia, projeta o PIB, estimula o desenvolvimento social e econômico e oferece oportunidades para pessoas no mercado de trabalho. 

Os desafios de ser empresário no Brasil não são diferentes para as 19,7 milhões de empresas ativas conforme dados de 2020 do Mapa de Empresas, vinculado ao Ministério da Economia. 

Conosco não é diferente. A Renovigi surgiu em 2012 por um grupo de empresários que decidiu unir suas histórias e traçar um olhar para as renováveis, de início, não sabíamos exatamente se solar, eólica ou biomassa. 

O primeiro passo foi a ideia, o segundo, a criação da FCTER (Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis) que comemora essa data conosco e merece ter seus esforços reconhecidos. 

Nascemos em Chapecó (SC) numa época em que a solar era praticamente inexistente – não faz muito tempo, menos de uma década. Um pouco depois, em 2013, surge a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) que passaria a representar o setor e estimular ainda mais seu desenvolvimento. 

Acompanhamos cada passo do negócio direcionando energia e acreditando, numa trajetória de respeito, integridade e muito trabalho, características intrínsecas dos empresários Carlos Tadashi Akimoto, Érico Tormem, Nelson Akimoto, Lenoir Carminatti, Marcisio Marzari, Thiago Dávi e eu, quem vos escreve.

Os primeiros sistemas fotovoltaicos foram comprados pelos próprios sócios, familiares e amigos, e como normal de quem empreende, os primeiros anos foram e continuam sendo desafiadores. 

Em 2015 foi um momento especial e estimulou ainda mais nosso crescimento, atingimos os primeiros 5 milhões em faturamento, uma rede de parceiros engajados com amor e encantados pela marca e pelo propósito da nossa empresa.

Sentimos que a solar poderia oferecer ainda mais. Fomos crescendo nos anos seguintes 2016, 2017 e em 2018 passamos para R$ 147 milhões de faturamento e colaboramos com mais de 16% no número total de sistemas fotovoltaicos comercializados no Brasil, o que gerou a necessidade de expansão do nosso negócio. Abrimos uma unidade fabril em Valinhos (SP) que, posteriormente, foi transferida para Louveira (SP).

Em 2019 o setor alcançou recorde de crescimento e a Renovigi também. Faturamento de 500 milhões, mais de 10 mil sistemas e um compromisso social cada vez mais presente. 

Lançamos o projeto Energia do Bem que tem a preocupação social como pilar, através da doação de sistemas fotovoltaicos para entidades sem fins lucrativos em todo Brasil. Já somamos 144 sistemas doados e instalados com o apoio da nossa rede de credenciados. 

Os anos 2020 e 2021 foram importantes junto com mudanças na governança e uma profissionalização da gestão na companhia focada cada vez mais em novos projetos. Considero importante destacar os desafios dessa jornada. 

Por trás de uma celebração estão muitas escolhas e histórias de superação, especialmente na posição de empreendedor onde fatores externos, situações inesperadas, interferência da economia, dificuldade nos processos logísticos, alta carga tributária e outros entraves, podem levar a um cenário desanimador, porém, todo esforço vale a pena e a comemoração é de todos nós.

Quando olho para a Renovigi em seus nove anos recém-completos, me sinto profundamente feliz, nasceu pequena mas geniosa, com singularidades, mas clara visão de futuro: ser referência num setor que está extremamente aberto e caminha para dominar o cenário energético mundial. 

Tenho plena certeza de que esse sentimento é compartilhado pelos sócios que a veem crescendo com os valores morais, integridade, com o apoio de pessoas boas e de quem nos orgulhamos e, principalmente, na essência da renovação, como em esperanto, Renovare, definição da Renovigi.

Vida longa ao segmento solar e a nossa menina dos olhos.

Gustavo Müller Martins

Gustavo Müller Martins

Presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi Energia Solar

Comentar