27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ABSOLAR e Invest Paraná firmam acordo para impulsionar fonte solar

Parceria visa atrair novos investimentos, gerar mais empregos e criar novas oportunidades de negócios na região

Autor: 14 de março de 2022Brasil
ABSOLAR e Invest Paraná firmam acordo para impulsionar fonte solar

O estado paranaense possui 484 MW de potência instalada. Fonte: Estado do Paraná

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e a Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do estado do Paraná, assinam nesta terça-feira (15) em Curitiba (PR) um acordo de cooperação para expandir a fonte solar na região.

O acordo visa a atrair novos investimentos para região, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado do Paraná.

Ocupando a sexta posição no ranking nacional de geração distribuída solar no país, o estado paranaense possui 484 MW de potência instalada e conta com mais de 42 mil sistemas fotovoltaicos em operação. 

“Este acordo com o governo paranaense amplia a colaboração em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental da região”, destaca Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

Segundo o executivo, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 13,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 620,1 milhões aos cofres públicos.

afore

Leia também

Estado do Paraná facilita acesso de agricultores à energia solar

Governo do Paraná aposta em solar para abastecer 246 prédios públicos

Escolas municipais do Paraná serão equipadas com energia solar

“Com esta parceria, o estado demonstra seu interesse em ampliar ainda mais o acesso e o uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos”, ressalta Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná. 

“O setor está bastante otimista com a nova parceria e preparado para contribuir para a recuperação econômica sustentável do estado, ajudando também no atingimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa”, conclui Liciany.

De acordo com Eduardo Bekin, diretor presidente da Invest Paraná, a energia solar fotovoltaica é de extrema relevância para o setor produtivo e, consequentemente, é um tema de muito interesse da Invest Paraná.

“Ampliar o acesso à energia limpa e barata contribui para o aumento da competitividade dos produtos e serviços paranaenses e é uma ação alinhada com a agenda ESG, prioridade do governo estadual atualmente, liderada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior e seguida pela Invest Paraná”, enfatiza Bekin.

A cerimônia de assinatura será realizada durante o evento ABSOLAR Meeting, que vai reunir empresários, consultores, autoridades públicas e especialistas para uma série de debates em favor da expansão da energia solar no Paraná e região.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.