5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Albioma amplia investimentos em GD solar no mercado brasileiro

Empresa tem interesse em avaliar qualquer projeto a partir de 1 MW em determinadas regiões do Brasil

Autor: 24 de julho de 2023julho 27th, 2023Mercado
2 minutos de leitura
Albioma amplia investimentos em GD solar no mercado brasileiro

Empresa visa adicionar 100 MWp de geração solar fotovoltaica ao seu portfólio. Foto: Freepik

A Albioma, multinacional francesa atuante no Brasil no setor de energia desde 2014, anunciou a construção de novos projetos de GD (geração distribuída) no Brasil com o objetivo de acrescentar 100 MWp de geração solar fotovoltaica ao seu portfólio. Atualmente, a empresa possui 31,6 MWp.

À impressa a empresa informou que assinou um contrato guarda-chuva para o suprimento de 50 MWp em  equipamentos, incluindo um modelo de tracker nacional elegível a financiamento por  bancos de fomento. Ainda de acordo com a companhia, os novos projetos serão construídos de forma a cumprir  os prazos regulatórios de interconexão previstos na Lei 14.300/2022.

E para atingir a meta de investimento no mercado brasileiro, a Albioma tem contado com o trabalho, desde o início do ano, da assessoria financeira da Watt Capital na análise de projetos do tipo GD I em geografias  específicas.

Christiano Forman, diretor Presidente da Albioma, explica que as áreas de  interesse para a viabilização de novos projetos são as áreas de concessão da:

  • Energisa Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
  • Enel Ceará;
  • COELBA;
  • CEMIG, apenas na área da  SUDENE;
  • Equatorial Piauí, em especial, próximo a São João do Piauí; e
  • CELPE,  preferencialmente próximo a São João do Belmonte.

Segundo ele, nessas áreas, a Albioma tem interesse em  avaliar qualquer projeto a partir de 1 MW.

De acordo com Eduardo Tobias, sócio-diretor da Watt Capital, é fundamental viabilizar  clusters para capturar ganhos de escala na implantação e na gestão dos futuros ativos,  dado que os projetos são individualmente pequenos. Por essa razão, a Albioma busca  projetos próximos de suas usinas operacionais fotovoltaicas e de bioenergia nos estados  de Goiás, São Paulo, Pernambuco e Piauí, mas também blocos de projetos que viabilizem  novos clusters.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.