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Alemanha é pioneira em projeto piloto de usina solar sobre rodovia

Projeto trata-se de uma cooperação entre o Instituto Fraunhofer ISE (Freiburg), Forster FF e Austrian Institute of Technology (Áustria)

Autor: 11 de julho de 2023abril 1st, 2024Mundo
3 minutos de leitura
Alemanha é pioneira em projeto piloto de usina solar sobre rodovia

Foto: Bundesanstalt für Straßenwesen-BASt (Instituto Federal de Pesquisa em Rodovias)

ALEMANHA. O primeiro telhado solar construído sobre uma rodovia está prestes a ser inaugurado na Alemanha. O projeto trata-se de uma cooperação entre o Instituto Fraunhofer ISE (Freiburg), Forster FF e Austrian Institute of Technology (Áustria).

Construída em acostamento da via A 81 na área de Hegau-Ost, no estado de Baden-Württemberg, a nova usina tem uma área do telhado de 12 metros por 14 metros, composta por módulos fotovoltaicos, localizada a cerca de 5,50 metros acima da pista.

O telhado deverá ser concluído ainda em julho de 2023, segundo comunicado do ministério federal de Digitalização e Transporte.

“A fotovoltaica em estradas federais é um passo importante do governo federal em direção à neutralidade climática. Por isso, consideramos a fotovoltaica em todos os nossos planos futuros. Com a nossa lei de aceleração de aprovações, vamos acelerar e simplificar a expansão de usinas solares em rodovias. Agora é hora de colocar em prática”, anunciou o Dr. Volker Wissing, ministro Federal de Digitalização e Transporte durante uma visita no dia 27 de junho no local da construção.

Também estiveram presentes nesta visita Anne Rethmann, diretora Financeira da Autobahn GmbH des Bundes – responsável pelas rodovias do país –  e o professor doutor Markus Oeser, presidente do Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária (BASt).

A usina é uma instalação experimental desenvolvida em um projeto de pesquisa financiado conjuntamente pelos três países vizinhos Alemanha, Áustria e Suíça.

A estrutura

A empresa responsável pela construção e instalação da usina é a focusEnergie que, em quatro dias, levantou e instalou a estrutura. A usina tem cem módulos fotovoltaicos da Solarwatt.

Durante a fase de experimento, a usina será cientificamente acompanhada. O objetivo é que a estrutura produza até 40.000 kWh por ano. No período de teste, serão avaliados os impactos possivelmente causados pelo tráfego e quais serão seus efeitos sobre a usina solar.

Projetos futuros

Diante da instalação do primeiro projeto piloto, a Autobahn GmbH des Bundes afirmou que já está avaliando locais onde futuras usinas solares podem ser instaladas.

Além disso, informou que está facilitando para municípios, residentes e investidores a instalação de módulos fotovoltaicos nas áreas próximas às rodovias federais. “Há um enorme potencial aqui que queremos aproveitar de forma consistente e ágil”, destacou em nota.

A aceleração da expansão de instalações de energia renovável na infraestrutura de transporte faz parte da lei de aceleração de aprovações. O projeto de lei apresentado pelo ministro federal doutor Volker Wissing foi aprovado pelo Gabinete Federal em 3 de maio de 2023. No planejamento e construção de novas rodovias federais, será avaliado em que medida as áreas e instalações relacionadas podem ser utilizadas para tais instalações.

Além das construções sobre as rodovias, está sendo avaliado o uso das barreiras de proteção contra ruídos, comuns nas autoestradas alemãs, para a instalação de usinas fotovoltaicas.

Áreas potenciais já estão sendo mapeadas e medidas estão sendo facilitadas para que, futuramente, os municípios, a população ou investidores possam implementar instalações nas áreas adjacentes às rodovias federais.

De acordo com a diretora financeira da Autobahn GmbH des Bundes, o objetivo é alcançar a neutralidade climática na manutenção e operação das rodovias até 2040.

Daniele Haller

Daniele Haller

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Um comentário

  • Como fica a segurança, evitar os roubos, etc? E outra questão, se resolverem transportar uma carga gigante, como peças de usinas e etc…. ??? como irão passar?? tem muitos prós e tem muitos contras… ainda sou a fazer do terreno plano….

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