GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado & Investimentos

ANEEL aprova mais dois aumentos na conta de luz; reajustes em 2026 já chegam a 14

Reajustes aprovados nesta terça-feira (28) atingem Neoenergia Pernambuco e Equatorial Alagoas

Canal Solar - ANEEL aprova mais dois aumentos na conta de luz; reajustes em 2026 já chegam a 14

Foto: Canva

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (28), mais dois reajustes tarifários no Brasil, ampliando a sequência de aumentos na conta de luz ao longo de 2026.

Os novos índices atingem as áreas de concessão da Neoenergia Pernambuco e da Equatorial Alagoas, que juntas atendem cerca de 5,6 milhões de unidades consumidoras. As revisões fazem parte do processo anual de atualização tarifária das distribuidoras, que considera fatores como custos de geração, encargos setoriais e investimentos na rede elétrica.

Em Pernambuco, o efeito médio será de 4,25%, com impacto de 3,26% para consumidores residenciais, 3,41% para baixa e média tensão e 7,19% para alta tensão, segmento que concentra indústrias e grandes consumidores.

Já em Alagoas, o reajuste médio será de 5,43%, com elevação de 4,46% para consumidores residenciais, 4,71% para baixa e média tensão e 7,8% para alta tensão.

ANEEL já aprovou 14 aumentos na conta de luz em 2026

Com as novas aprovações, o número de reajustes tarifários autorizados em 2026 chega a 14 distribuidoras, afetando mais de 40 milhões de unidades consumidoras em todo o país.

Os primeiros aumentos do ano ocorreram em janeiro, com destaque para a Roraima Energia, que registrou reajuste médio de 24,13%. Em março, duas distribuidoras do Rio de Janeiro (Enel Rio e Light) também tiveram revisões aprovadas, com índices de 15,60% e 8,59%, respectivamente.

Já em abril, houve uma concentração maior de reajustes, incluindo concessionárias como CPFL Paulista (12,13%), CPFL Santa Cruz (15,12%) e Energisa Mato Grosso do Sul (12,11%), todas com aumentos acima de dois dígitos.

Além dessas, outras distribuidoras também tiveram reajustes autorizados, ainda que com percentuais mais moderados, como Energisa Mato Grosso e Energisa Sergipe (ambas com 6,86%), Neoenergia Coelba (5,85%), Enel Ceará (5,78%) e Neoenergia Cosern (5,40%) e CEA Equatorial (3,54%).

Confira os 14 reajustes autorizados pela ANEEL até o momento em 2026:

  • 20 de janeiro — Roraima Energia: 24,13%;
  • 10 de março — Enel Rio: 15,60%;
  • 10 de março — Light: 8,59%;
  • 08 de abril — CEA Equatorial: 3,54%;
  • 22 de abril — CPFL Santa Cruz: 15,12%;
  • 22 de abril — CPFL Paulista: 12,13%;
  • 22 de abril — Energisa Mato Grosso do Sul: 12,11%;
  • 22 de abril — Energisa Mato Grosso: 6,86%;
  • 22 de abril — Energisa Sergipe: 6,86%;
  • 22 de abril — Neoenergia Coelba: 5,85%;
  • 22 de abril — Enel Ceará: 5,78%;
  • 22 de abril — Neoenergia Cosern: 5,40%;
  • 28 de abril — Neoenergia Pernambuco: 4,25%;
  • 28 de abril — Equatorial Alagoas: 5,43%.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Henrique Hein
Sobre o autor
Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentários (2)

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

  • Aviator SSA

    A maior parte do custo da conta de energia já não se refere ao próprio consumo da unidade domiciliar, mas englobam os custos da rede, iluminação pública e impostos sobre tudo isso. O governo decidiu transformar a conta de energia em fonte de recursos para programas sociais. Alguém tem que pagar a conta!

  • Cris Aguiar

    Parabéns estão trabalhando para o povo

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.