6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

ANEEL debate o futuro do setor elétrico com foco em renováveis

Diretora-geral substituta da Agência abordou os desafios da governança setorial para os próximos anos

Autor: 9 de junho de 2022Setor Elétrico
ANEEL debate o futuro do setor elétrico com foco em renováveis

Evento visa discutir os desafios da governança setorial para os próximos anos

O protagonismo das fontes renováveis na transição energética foi um dos destaques do discurso da Camila Bonfim, diretora-geral substituta da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), durante o painel de abertura do Enase 2022.

Camila participou do primeiro painel do evento que teve como objetivo discutir os desafios da governança setorial para os próximos anos

Durante seu discurso, Camila destacou a agenda da Agência relacionada às fontes renováveis, que inclui a regulamentação das regras aplicáveis à GD (geração distribuída) e o constrained-off de fotovoltaicas e hidrelétricas.

“Nossos esforços para a modernização do setor contemplam diversas medidas, como as novas formas de remuneração dos serviços ancilares, a inserção de sistemas de armazenamento, o aprimoramento da metodologia tarifária para os consumidores atendidos em baixa tensão (Sandboxes Tarifários), e o aperfeiçoamento de regras que trazem maior segurança ao mercado livre, em discussão com a CCEE”, apontou Camila.

A diretora-geral substituta da ANEEL tratou ainda das expectativas para o futuro do setor elétrico sob a ótica do regulador. “A modernização é o caminho para que o setor elétrico continue crescendo, adaptado às novas tecnologias, garantindo papel ativo do novo consumidor, com tarifas mais justas e qualidade na prestação do serviço”. 

Também participaram do painel Marisete Pereira Dadald, Secretária-executiva do MME (Ministério de Minas e Energia); Thiago Barral, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética); Rui Altieri, presidente Conselho Administração da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e; Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Setor Elétrico).

Promovido pelo Canal Energia, o evento começou na quarta (8) e termina nesta quinta (9). O objetivo é promover debates relacionados ao futuro do setor e às perspectivas para os próximos anos.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.