Ano-Novo chinês não preocupa entrega de equipamentos FV no Brasil

Principais distribuidoras do país afirmam estar com estoques cheios e garantem atender clientes com tranquilidade
Ano-Novo chinês não preocupa entrega de equipamentos FV no Brasil
Portos chineses estão operando normalmente neste início de ano. Foto: Freepik

Diferentemente do ano passado, quando a cadeia produtiva internacional foi duramente afetada pelo congestionamento de mercadorias nos portos da China, desta vez o Ano-Novo chinês promete não causar problemas no fornecimento de kits fotovoltaicos para o mercado brasileiro.

Isso porque, além da Covid estar mais controlada agora do que no começo de 2022, as principais distribuidoras brasileiras também se organizaram com bastante antecedência para manter o seu estoque de produtos e os pedidos de seus clientes em dia para o começo de janeiro, conforme explica Wladimir Janousek, diretor executivo da JCS Consultoria e Serviços.

Em função da Lei 14.300, muitas empresas formaram estoques elevados de produtos no final do ano passado, com a China tendo conseguido atender todas essas demandas. Em adicional a isso, estamos percebendo que não está sendo um inverno tão rigoroso na Europa e na Ásia igual está sendo, por exemplo, nos Estados Unidos. Isso não trouxe impactos adicionais para o fornecimento de produtos vindo da China”, comentou. 

O Ano-Novo chinês – que ocorre a partir de 22 de janeiro e dura três dias – é um feriado que em todos os anos obriga empresas de todo mundo a se planejarem com antecedência para evitar atrasos e falta de produtos finais ou de matéria prima. 

No ano passado, o acúmulo de contêineres acabou se agravando após diversos portos chineses terem sido obrigados a suspender uma série de serviços em razão do surto generalizado da Covid-19, próximo à época do feriado.

Segundo a Bloomberg, no ano passado os volumes transportados para o terminal de Shenzhen, um dos maiores da China, por exemplo, estavam cerca de 30% acima dos níveis de dezembro de 2021. 

Na época, alguns fabricantes de equipamentos chineses até chegaram a fazer um último esforço para enviar algumas mercadorias antes do início do feriado, mas, mesmo assim, muitos produtos acabaram deixando de serem entregues em seus respectivos destinos.

Neste começo de ano, os impactos de contaminação por Covid na China ainda estão sendo muito filtrados: em algumas regiões a situação está um pouco mais preocupante, com o governo dessas localidades segurando um pouco as notícias. Contudo, as informações que temos é que as fábricas estão operando normalmente na China. O que é um ponto positivo”, avaliou. 

O que informam as distribuidoras?

O Canal Solar ouviu, nesta terça-feira (17), cinco das principais distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos do país para saber como está a previsão de entrega de equipamentos para seus clientes durante o período do Ano Novo Chinês. 

Em nota, a Bluesun informou que sempre no final do Q4 (quarto trimestre) de todos os anos se prepara para o feriado chinês. “Estamos com muito material chegando e muito material já disponível a pronta entrega”, destacou a empresa. 

A Genyx, por sua vez, destacou que a programação para este começo de ano já levou em conta o recesso na China e que os estoques foram dimensionados levando em conta essa dinâmica.  

Já a Foco Energy, a A.Dias e a Empalux informaram que atenderão com tranquilidade os seus clientes durante o feriado chinês, tendo em vista que se organizaram e adiantaram a vinda de mercadorias.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal